Com chuvas e ventos fortes, Quixadá tem ruas alagadas e queda de energia
Houve destelhamento de casas devido aos fortes ventos, além de alagamento e destruição nas ruasUma chuva com ventos fortes registrada na noite desta quinta-feira, 2, no município de Quixadá, a 163,4 km de Fortaleza, causou o destelhamento de casas, alagamento e destruição nas ruas. De acordo com a Defesa Civil do Ceará, não houve vítimas.
Em vídeos divulgados nas redes sociais, é possível ver que a tempestade causou quedas de energia e arrastou cadeiras em estabelecimentos.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Nas imagens, é possível ver também que um automóvel foi danificado quando, devido à ventania, telhas foram derrubadas e o vidro do carro foi quebrado.
De acordo com informações da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), existe um topo de nuvem frio próximo a Quixadá, e, por decorrência desse núcleo, aconteceram as fortes chuvas.
Procurada pelo O POVO, a Defesa Civil do Ceará, frisou, por meio de nota, que a cidade teve "postes caídos e alguns telhados e galões danificados", com falta de energia elétrica em alguns pontos.
"A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cedec) e o Batalhão de Combate a Incêndio Florestal (BCIF) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), assim como as demais Forças de Segurança do Estado, seguem monitorando e se encontram à disposição", destacou ainda órgão.
Confira nota na íntegra:
"Na noite desta quinta-feira (2), o município de Quixadá, 168 km distante de Fortaleza, localizado no Sertão Central, na Área Integrada de Segurança 20 (AIS 20), foi atingido por chuvas e ventos fortes, que durou entre 17h49 e 18h46, no início da noite.
Houve contato com o secretário de Segurança de Quixadá que informou não haver registro de vítimas por causa da chuva. No entanto, houve muitos danos com postes caídos e alguns telhados e galões danificados. Houve ainda falta de energia elétrica em alguns pontos da cidade.
Contudo, a guarnição de serviço de modo espontâneo realizou um deslocamento na cidade em conjunto com o secretário de Infraestrutura e observou que, devido ao forte vento, o telhado da Rodoviária de Quixadá acabou atingindo um transformador, gerando um barulho proveniente do choque entre a telha e o transformador. Como consequência, a região alimentada por este transformador ficou sem energia. Nesse sentido, equipes da concessionária trabalham para reestabelecer a energia elétrica no local.
A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cedec) e o Batalhão de Combate a Incêndio Florestal (BCIF) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), assim como as demais Forças de Segurança do Estado, seguem monitorando e se encontram à disposição".
Previsão do Tempo
Para esta sexta, 3, a Funceme informou que o céu varia entre parcialmente nublado a poucas nuvens em todas as macrorregiões com chuvas isoladas na faixa litorânea, Ibiapaba, oeste do Sertão Central e Inhamuns e Cariri. Nas demais regiões, há risco de chuva isolada.
Madrugada/manhã: Litoral de Fortaleza, Maciço de Baturité, Cariri, Sertão Central e Inhamuns e Jaguaribana.
Tarde/noite: Litoral Norte, Ibiapaba, Sertão Central e Inhamuns, Jaguaribana e Cariri.
Já para o sábado, 4, o céu varia de parcialmente nublado a poucas nuvens em todas as macrorregiões com alta possibilidade de chuva isolada na faixa litorânea, na Ibiapaba e Cariri. Nas demais regiões, há uma baixa possibilidade de chuva isolada.
Madrugada/manhã: Litoral de Fortaleza, Litoral do Pecém, Maciço de Baturité, Cariri, Sertão Central e Inhamuns e Jaguaribana.
Tarde/noite: Litoral Norte, Ibiapaba, Sertão Central e Inhamuns e Cariri.
Atualizada às 23 horas