Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Açude Germinal, em Palmácia, está próximo de sangrar; 93 reservatórios estão com volume abaixo de 30%

Em janeiro, três das oito macrorregiões ainda não atingiram a média histórica mensal. Chuvas da pré-estação são importantes para saturar o solo e possibilitar o escoamento da água durante a quadra chuvosa
10:25 | Jan. 20, 2020
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Falta pouco para comemorar o primeiro açude que sangra no Ceará neste ano. O reservatório Germinal, localizado no município de Palmácia, está com volume correspondente a 99,36% de sua capacidade total, de acordo com dados desta segunda-feira, 20, do Portal Hidrológico do Ceará.

A 88 quilômetros da Capital, o açude tem capacidade de 2.107 hectômetros cúbicos (hm³) e pode receber o equivalente a cerca de dois bilhões de caixas d’água adequadas para uma família de até seis pessoas. O açude favorece principalmente o abastecimento hídrico dos municípios de Palmácia e Pacoti, na região do Maciço do Baturité.

Leia mais: Maior chuva da história de Pedra Branca aumenta volume de açude e garante abastecimento no Município

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A situação, no entanto, não é favorável para outros reservatórios. Apenas o Germinal tem volume acima de 90% e outros 93 açudes estão com água ocupando menos de 30% da capacidade. Em janeiro, três das oito macrorregiões do Estado ainda não atingiram a média histórica mensal. São elas: Cariri, Maciço de Baturité e Sertão Central e Inhamuns.

Neste mês, o aporte já realizado nos reservatórios foi de 0,08 m³, segundo a resenha diária divulgada neste domingo, 19, no Portal Hidrológico. Em nota no início de janeiro, a Cogerh informou que as as chuvas de pré-estação podem gerar algum aporte, que são sempre bem vindos. Contudo, são mais importantes para saturar o solo e possibilitar o escoamento das águas da chuva durante a quadra, período que compreende os meses de fevereiro a maio.

Entre as 7 horas desse domingo e o mesmo horário desta segunda-feira, choveu em 23 municípios do Ceará, de acordo com balanço preliminar da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A maior precipitação, de 102,4 milímetros (mm), ocorreu no município de Viçosa do Ceará, na região da Ibiapaba.

Veja as 10 maiores chuvas por posto no dia:

Viçosa Do Ceará (Posto: Vicosa Do Ceara) : 102.4 mm

Quiterianópolis (Posto: Santo Antônio) : 62.0 mm

Mucambo (Posto: Mucambo) : 45.0 mm

Parambu (Posto: Parambu) : 32.0 mm

Jijoca De Jericoacoara (Posto: Jericoacoara) : 27.7 mm

Camocim (Posto: Guriu) : 27.0 mm

Ubajara (Posto: Ubajara) : 22.2 mm

Tianguá (Posto: Tiangua) : 20.6 mm

Bela Cruz (Posto: Prata) : 19.8 mm

Pacujá (Posto: Pacuja) : 17.0 mm

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar