Participamos do

Maior chuva da história de Pedra Branca aumenta volume de açude e garante abastecimento no Município

O reservatório estava com 1,64% e subiu para 2,63% de volume após período chuvoso
19:53 | Jan. 09, 2020
Autor Gabriela Almeida
Foto do autor
Gabriela Almeida Repórter O POVO
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A chuva de 172 mm que atingiu o município de Pedra Branca, a 261 km de Fortaleza, acumulou 92 centímetros de água dentro do açude Trapiá II, quantidade suficiente para abastecer a cidade por mais três meses, de acordo com informações do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) da cidade. A precipitação que banhou a Cidade entre as 7 horas de quarta-feira, 8 e o mesmo período desta quinta-feira, 9, foi não só o maior acumulado do Ceará mas também foi o maior da série histórica de Pedra Branca.

Todo o Ceará teve boas chuvas nas últimas 24 horas. Foram registradas precipitações em 115 municípios, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Conforme Gilberto Souza, diretor-presidente do SAAE de Pedra Branca, o reservatório estava com 1,64% e subiu para 2,63% de volume após chuva. Dados do Portal Hidrológico da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) confirmam a capacidade atual do reservatório.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Até a semana passada, a escala de carros-pipa continuava a distribuição de água na sede e em zonas rurais. Em 2018, a cidade do Sertão Central passava por uma escassez hídrica. Agora o porão do açude, a parte final que revela o quanto o reservatório está seco, junta água suficiente para bombeamentos semanais.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar