Após sofrer acidente, ambientalista cearense busca ajuda para sobreviver
Israel Mendes, conhecido pela sua relação com Uru, seu urubu de estimação, fraturou o tornozelo e a coluna ao ser atingido por uma motocicleta
Após sofrer um grave acidente de moto no último dia 9 de novembro, o ambientalista Israel Mendes, de 38 anos, busca ajuda para sobreviver. Com o impacto da colisão, ocorrida a poucos metros de sua casa, ele fraturou o tornozelo esquerdo. Além disso, os exames também apontaram fraturas na região lombar e um osso quebrado no tórax.
LEIA TAMBÉM | Homem celebra 100 anos de vida ao lado da família em Beberibe
Morador do município de Pacatuba, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), Israel conta que foi atingido por outra motocicleta enquanto trafegava a cerca de 40 km por hora.
“Eu senti só a pancada no lado esquerdo. Depois disso, fiquei atordoado, sem conseguir falar. Não consigo me lembrar de mais nada, apenas do impacto”, relata.
A batida causou uma fratura grave no tornozelo que precisou ser reconstruído com platina. Além disso, os exames apontaram fraturas nas vértebras L1 e L2 da coluna lombar (região da coluna logo abaixo das costelas), e um osso quebrado do tórax.
Após o acidente ele foi levado para o Frotinha da Parangaba, em Fortaleza, onde passou por uma operação e ficou uma semana internado. No entanto, além da cirurgia, Israel enfrentou uma infecção pós-operatória, o que tem dificultado ainda mais sua recuperação. A previsão médica é de seis a sete meses sem poder trabalhar.
“Meu corpo era minha ferramenta de trabalho. Todos os dias eu fazia trilha, rapel, voo livre, pesquisa ambiental. E agora, ter que parar tudo de uma vez só… é um massacre mental”, desabafa.
A história com Urú, o urubu voador
Israel ganhou destaque nacional em 2022 quando sua relação com Urú, seu urubu de estimação, viralizou nas redes sociais. O animal, que se tornou seu companheiro inseparável, costumava acompanhá-lo nos voos de parapente pela Serra da Pacatuba, sobrevoando ao lado de outros paraquedistas — cena que surpreendeu os internautas. Confira o vídeo:
O ambientalista mantém o cuidado com o ave até hoje, mas teme que sua condição de saúde o impeça de continuar provendo alimento e tratamento adequada para o animal e os outros bichos resgatados que mantém sob seus cuidados.
A luta pela recuperação
Antes do acidente, Israel vivia das atividades de turismo ecológico e aventura que realizava na serra da Aratanha, onde mora. Ele também era responsável pelos cuidados da mãe, de 76 anos, diagnosticada com Alzheimer avançado. Sem poder se locomover, precisou enviá-la para a casa de familiares.
Sem apoio fixo, ele enfrenta dificuldades até para cumprir as tarefas mais básicas e depende da ajuda de vizinhos e amigos para alimentação e tarefas domésticas.
Como ajudar
Com o longo período de afastamento e sem renda, o ambientalista criou uma campanha para receber ajuda financeira enquanto não pode voltar ao turismo de aventura. Para quem quiser ajudar com qualquer valor, Israel disponibilizou a chave Pix: [email protected]
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente