Fiéis celebram em romaria os 91 anos da morte de Padre Cícero, em Juazeiro do Norte

A programação religiosa foi iniciada dia 17 e será encerrada amanhã, 20, data da morte. Este é o primeiro evento religioso que ocorre após o fim da fase diocesana do processo de beatificação do Padre Cícero

13:46 | Jul. 19, 2025

Por: Alice Barbosa
Estátua do padre Cícero, na colina do Horto, em Juazeiro do Norte (foto: AURÉLIO ALVES)

Com quermesses, missas e orações, fiéis católicos celebram, em Juazeiro do Norte, a romaria em memória dos 91 anos de falecimento do , um dos principais líderes populares da história do Ceará. A programação religiosa ocorre desde o dia 17 e segue até este domingo, 20 de julho - data da morte do religioso.

LEIA MAIS | Primeira fase do processo de beatificação do Padre Cícero é concluída

Em Juazeiro, este é o primeiro evento religioso que ocorre após o fim da fase diocesana do processo de beatificação do Padre Cícero. O religioso hoje está na condição de Servo de Deus, título que antecede o de beato e o da canonização, que pode oficializá-lo nos altares da Igreja Católica como santo. 

Esta é uma das romarias permanentes, que promovem intensa circulação de fiéis e turistas ao longo do ano, na cidade, conhecida como a "Meca do Nordeste".

Conforme a Prefeitura de Juazeiro do Norte, o aumento da movimentação de pessoas resulta em alta ocupação em hotéis, pousadas e ranchos.

A Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores oferece aos fiéis uma ampla programação com atividades litúrgicas em diferentes espaços. Há as missas ao longo dia e os momentos de oração, como o terço mariano e o terço da misericórdia. 

Na noite deste sábado, 19, reta final da programação, os devotos poderão participar de uma quermesse, a partir das 20 horas, na tradicional Cozinha Dona Quinô. 

 

Entre os destaques da programação está a missa em sufrágio da alma de Padre Cícero, que ocorrerá no domingo, 20, às 6h, na Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. É o mesmo local onde o corpo do sacerdote está enterrado desde 1934.

O tema deste ano é "Peregrinos de esperança: a exemplo do Servo de Deus Padre Cícero Romão, cuidemos da criação". A frase faz referência ao Salmo 39, versículo 7: "a minha esperança está em ti".

 

A Igreja Católica passou a denominar romarias permanentes - substituindo o antigo termo "Ciclo de Romarias" - que designa o contínuo das peregrinações. Os eventos agora ocorrem durante todo o ano, não mais apenas nos meses do segundo semestre.

A primeira do calendário é a "Romaria de Falecimento do Padre Cícero", em julho, que está em andamento neste fim de semana. As seguintes serão a Romaria de Nossa Senhora das Dores (setembro), a Romaria de Finados (novembro) e, por fim, a Romaria de Nossa Senhora das Candeias, entre o final de janeiro e o início de fevereiro.

A Romaria em memória ao Padre Cícero é organizada pela Pastoral de Romaria e reúne representantes da Basílica Santuário de Nossa Senhora das Dores, Colina do Horto, Paróquia Sagrado Coração de Jesus e Paróquia São Francisco das Chagas.

Os preparativos da festa foram planejados junto com os órgãos de saúde, segurança e demais secretarias municipais envolvidas, de acordo com a gestão local.

Confira a programação da romaria neste fim de semana:

19 de julho (sábado)

Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores

  • 5h : Ofício de Nossa Senhora
  • Missas: 6h, 9h, 12h e 19h
  • 15h : Terço da Misericórdia
  • 18h : Terço Mariano
  • 20h : Quermesse na Cozinha Dona Quinô

Capela do Socorro

  • Missas: 7h, 10h e 16h
  • 12h : Ofício das Almas

20 de julho (domingo)

91 anos de falecimento do Servo de Deus Padre Cícero

Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores

  • Missas: 9h, 12h, 16h e 19h
  • 18h : Terço Mariano

Capela do Socorro

  • 6h : Missa em sufrágio da alma do Servo de Deus Padre Cícero Romão
  • Missas: 10h, 12h, 16h e 18h