Pesquisadores do IFCE desenvolvem app de educação ambiental para Jeri

40 pontos turísticos da Vila de Jericoacoara foram mapeados. Os turistas podem conferir detalhes sobre os locais através do celular

Professores e estudantes do campus Crato do Instituto Federal do Ceará (IFCE) desenvolveram um aplicativo de mapeamento ambiental e georreferenciamento destinado aos turistas que visitam Jericoacoara, a 300 km de Fortaleza. Com a tecnologia, chamada Ecomapss, os visitantes têm acesso a informações sobre as principais trilhas do parque, bem como locais cujo acesso é feito de carro. O aplicativo está disponível para o sistema Android e IOS

A ação é uma parceria entre o Parque Nacional de Jericoacoara, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e os campi de Crato e Camocim do IFCE.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Para o aplicativo, também foram mapeados mais de 40 pontos de interesse, como cavernas, formações rochosas, lagoas, além de histórias, contos e saberes da região.

O aplicativo utiliza a geolocalização do usuário como referência para informar sobre os pontos de interesse. Enquanto o usuário caminha ou transita pela região, os pontos vão aparecendo no celular para que o turista possa conferir as informações.

“O EcoMapss pode contribuir para um turismo de olhar mais cuidadoso com a praia, com a orla, com os monumentos naturais, com as pessoas nativas. O app os ajuda a perceber que os recursos naturais podem e devem ser preservados, se o turismo for mais voltado para um olhar de convivência harmônica”, ressaltou a professora Brisa Cabral, uma das coordenadoras do projeto.

Segundo a professora, além de o aplicativo contribuir para os turistas, a iniciativa também poderá ser usufruída pelos moradores da vila, como uma ferramenta de educação ambiental, cultural e patrimonial.

Ações em outros pontos

Além do Parque Nacional de Jericoacoara, o EcoMapss já está disponível em 11 pontos turísticos do Ceará e também na Pedra do Claranã, em Bodocó (PE).

No Ceará, contam com o projeto os visitantes do Parque do Cocó, da Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) do Sítio Curió e da Praça Luiza Távora, em Fortaleza; do Parque Estadual Sítio Fundão, no Crato; da Arie das Águas Emendadas, em Tauá; do Parque Botânico, em Caucaia; do Parque das Timbaúbas, em Juazeiro do Norte; e do Geopark Araripe.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

aplicativo informar pontos turisticos ecomapss vila de jerioacoara turismo no ceará ifce

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar