Cinco presos membros do CV fogem de unidade prisional utilizando corda dentro de guarita em Itaitinga
Fuga foi registrada na noite dessa segunda-feira, 7. A SAP informou que realiza diligências para a recaptura dos criminosos
Cinco presos fugiram da Unidade Prisional José Sobreira Amorim (UP-Sobreira Amorim), no município de Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), na noite dessa segunda-feira, 7. A informação foi confirmada pela Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP), nesta terça-feira, 8.
O POVO apurou que os internos fugiram utilizando uma corda dentro da guarita policial da unidade e teriam serrado a cela em que estavam. A SAP informou, em nota, que os agentes prisionais estão realizando diligências para a recaptura dos criminosos apontados como membros da facção criminosa Comando Vermelho (CV).
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Também foi iniciada uma apuração interna para investigar e esclarecer as “circunstâncias e responsabilidades do ato criminoso”.
LEIA MAIS | Como se distribuem as facções nos presídios cearenses
Os detentos foram identificados como Danier Rocha de Lima, conhecido como “Redenção/Dani”; Antônio Alex Sousa Castro, o “Alex”; Leonardo Cunha da Sival; Francisco Hicaro de Almeida da Costa e Natan Vaz dos Santos. Até o fechamento desta matéria, nenhum preso tinha sido recapturado.
De acordo com o diretor do Sindicato dos Policiais Penais e Servidores do Sistema Penitenciário do Ceará (Sindppen-Ce), Rafael Magno, a fuga está associada ao baixo efetivo de agentes penais relacionada ao desgaste físico e mental dentro do ambiente de trabalho, além das condições das unidades prisionais.
"Ambiente cacerário tóxico e muita cobrança. Uma bomba relógio, uma panela de pressão e gera um prejuízo para a segurança porque unidades super lotadas com pouco policial, então é muito provável acontecer essas fugas por conta desses fatores infelizmente", comenta.
Confira imagens
Atualizada às 16h11min
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente