Eletricista autônomo morre eletrocutado ao intervir em rede elétrica em Ipu

O homem de 54 anos estava fazendo um serviço elétrico particular para uma residência na cidade de Ipu, quando sofreu a descarga elétrica após puxar a ligação do poste para a casa na qual estava trabalhando

10:42 | Jul. 23, 2025

Por: Alice Barbosa
A equipe do CBMCE aguardou a Enel fazer o desligamento da rede elétrica para fazer o resgate do corpo da vítima e descê-lo do poste (foto: Reprodução/ CBMCE)

Um eletricista autônomo morreu eletrocutado enquanto realizava indevidamente um serviço na rede elétrica em um poste na rua Plácido Passos, no bairro Nova Aldeota, em Ipu, no interior do Ceará. O caso aconteceu na tarde dessa terça-feira, 22.

Conforme a empresa Enel, responsável pelo fornecimento de energia, o “homem realizava de forma indevida e sem autorização da distribuidora, uma intervenção na rede elétrica para modificar um medidor de local na cidade de Ipu, quando sofreu uma descarga elétrica e faleceu”.

LEIA MAIS - Colisões com postes deixam mais de 300 mil imóveis sem energia no Ceará nos primeiros meses de 2025

A vítima da descarga elétrica foi identificada como Tomaz Aurélio Rodrigues Aragão, de 54 anos.
A morte foi constatada pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e pela Perícia Forense, de acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE).

Tomaz sofreu uma descarga elétrica após puxar a ligação do poste para a casa na qual estava trabalhando no bairro Nova Aldeota.

Segundo a Enel, ele foi contratado como eletricista particular para realizar um serviço que é de competência da distribuidora, mas sem a autorização da companhia.

No local, a equipe do CBMCE aguardou a Enel fazer o desligamento da rede elétrica da estrutura resgate da vítima. Eles usaram o próprio equipamento da Enel para descer o corpo do poste. O resgate iniciou às 17h20min e terminou às 21h de terça-feira, 22.

A distribuidora afirma que, “assim que tomou conhecimento do fato, enviou imediatamente uma equipe técnica ao local para realizar o desligamento da rede elétrica, possibilitando os trabalhos de resgate”.

As testemunhas disseram que a vítima já havia trabalhado, anos atrás, por algum tempo para a Companhia de Distribuição de Energia Enel Ceará.

A Enel reforça que “quaisquer serviços de adequação, manipulação ou modificação do medidor de energia devem ser solicitados à distribuidora através dos canais de atendimento, que fica responsável pelos trabalhos”.

“Cabe ao cliente, apenas a montagem do padrão de medição, conforme normas e padrões técnicos vigentes, sem necessidade de intervenção na rede elétrica”, esclarece a empresa.