Eletricista autônomo morre eletrocutado ao intervir em rede elétrica em Ipu
O homem de 54 anos estava fazendo um serviço elétrico particular para uma residência na cidade de Ipu, quando sofreu a descarga elétrica após puxar a ligação do poste para a casa na qual estava trabalhando
10:42 | Jul. 23, 2025
Um eletricista autônomo morreu eletrocutado enquanto realizava indevidamente um serviço na rede elétrica em um poste na rua Plácido Passos, no bairro Nova Aldeota, em Ipu, no interior do Ceará. O caso aconteceu na tarde dessa terça-feira, 22.
Conforme a empresa Enel, responsável pelo fornecimento de energia, o “homem realizava de forma indevida e sem autorização da distribuidora, uma intervenção na rede elétrica para modificar um medidor de local na cidade de Ipu, quando sofreu uma descarga elétrica e faleceu”.
LEIA MAIS - Colisões com postes deixam mais de 300 mil imóveis sem energia no Ceará nos primeiros meses de 2025
A vítima da descarga elétrica foi identificada como Tomaz Aurélio Rodrigues Aragão, de 54 anos.
A morte foi constatada pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e pela Perícia Forense, de acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE).
Tomaz sofreu uma descarga elétrica após puxar a ligação do poste para a casa na qual estava trabalhando no bairro Nova Aldeota.
Segundo a Enel, ele foi contratado como eletricista particular para realizar um serviço que é de competência da distribuidora, mas sem a autorização da companhia.
No local, a equipe do CBMCE aguardou a Enel fazer o desligamento da rede elétrica da estrutura resgate da vítima. Eles usaram o próprio equipamento da Enel para descer o corpo do poste. O resgate iniciou às 17h20min e terminou às 21h de terça-feira, 22.
Leia mais
A distribuidora afirma que, “assim que tomou conhecimento do fato, enviou imediatamente uma equipe técnica ao local para realizar o desligamento da rede elétrica, possibilitando os trabalhos de resgate”.
As testemunhas disseram que a vítima já havia trabalhado, anos atrás, por algum tempo para a Companhia de Distribuição de Energia Enel Ceará.
A Enel reforça que “quaisquer serviços de adequação, manipulação ou modificação do medidor de energia devem ser solicitados à distribuidora através dos canais de atendimento, que fica responsável pelos trabalhos”.
“Cabe ao cliente, apenas a montagem do padrão de medição, conforme normas e padrões técnicos vigentes, sem necessidade de intervenção na rede elétrica”, esclarece a empresa.