Delegacia de Guaramiranga funciona há seis meses sem delegado

Dois inspetores e dois escrivães fazem o trabalho na unidade policial desde abril

Guaramiranga, no Maciço de Baturité, foi a primeira cidade do Ceará a ter um evento-teste após a pandemia do Coronavírus. Além do festival de Jazz e Blues, o lugar é conhecido pelo Réveillon e inúmeras atrações. No entanto, na parte de segurança, a situação é crítica. Guaramiranga segue sem delegado, há seis meses. A denúncia foi recebida pelo O POVO nesta terça-feira, 5. 

Apenas dois inspetores e dois escrivães trabalham no local desde o mês de abril. O delegado titular de Guaramiranga foi transferida para um Distrito Policial em Fortaleza e, desde a mudança, não foi designado outro para o lugar.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A delegacia de Guaramiranga atende municípios como Aratuba, Mulungu, Pacoti. Quando acontece uma ocorrência de grande porte, os casos são encaminhados para a Delegacia Regional de Baturité. No último domingo, 3, porém, quando um carro invadiu uma feita e três pessoas foram mortas no atropelamento, o caso foi encaminhado para Canindé.

A delegacia de Baturité, por sua vez, é responsável por Baturité e Palmácia. E com a falta de delegado, a unidade passa a abranger mais quatro cidades. Conforme a fonte, a situação sobrecarrega a delegacia e coloca em risco os eventos da região, principalmente de Guaramiranga, que é uma cidade turística. Além disso, atrasa inquéritos policiais e possíveis elucidações de crime.

De acordo com uma fonte da Polícia Civil ouvida pelo O POVO, a ausência de delegado titular na unidade de Guaramiranga prejudica diversas classes de pessoas, incluindo a população turística que lota a cidade nos fins de semana e mulheres vítimas de violência doméstica espalhadas pelas zonas rurais e urbanas dos municípios de Aratuba, Mulungu, Guaramiranga e Pacoti, municípios da circunscrição da Delegacia Municipal de Guaramiranga. 

"Outro fator relevante é que a ausência de um delegado titular é a certeza de que os crimes ocorridos na circunscrição, desde homicídios a delitos patrimoniais, não serão investigados com a celeridade necessária à otimização da justiça. Quem perde é a população local e instituições como o Ministério Público, Poder Judiciário e Ordem dos Advogados do Brasil, que não terão os inquéritos policiais resolvidos no prazo legal", comentou a fonte ouvida pela reportagem. 

Em nota, a Polícia Civil informou que a Delegacia Municipal de Guaramiranga terá um novo delegado titular quando a turma de delegados formada na Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp) for nomeada.

Atualizada às 08h25min de 06/10/2021

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Guaramiranga delegacia Baturité Ceará Guaramiranga não tem delegado Delegacia de guaramiranga delegado

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar