Furto de fios de cobre interrompem fornecimento de energia no Eusébio

Ato prejudica operação de grandes instituições situadas em solo cearense, como a Fiocruz

No fim de novembro deste ano, a Enel Distribuição Ceará identificou casos de furtos recorrentes de cabos elétricos no município do Eusébio, a 24,7 km de Fortaleza, causando a interrupção no fornecimento de energia aos clientes locais. Instituições de extrema relevância instaladas na região, como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Ceará, sentem o impacto da problemática.

A Enel afirma que já esteve no local para atender às ocorrências de falta de energia e identificou furto de cabos de média tensão, além de danos a outras estruturas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Em nota enviada ao O POVO, a distribuidora também diz que "atuou em todas as reclamações e que foi necessário substituir tanto os cabos furtados da rede, como também estruturas em postes".

Durante as ocorrências de reparo do sistema de fiação, são registrados Boletins de Ocorrência (B.O) para evidenciar a ação e também realizadas, em parceria com os órgãos de segurança do estado, operações em sucatas e pontos monitorados, na busca por condutores furtados.

Vale ressaltar que o furto de cabos configura crime, assim como a receptação de material furtado, com pena prevista de um a oito anos de prisão. Além disso, a prática criminosa representa um risco direto para a população, podendo danificar estruturas e causar acidentes com a população.

De acordo com dados de prisões em operativos da Enel, aumentaram, em 150%, o número de pessoas presas por cometer o ato criminoso, totalizando, até o momento, a prisão de 20 pessoas em 2023.

O que diz a Fiocruz

Um dos mais importantes setores de saúde e desenvolvimento social do País está sendo prejudicado pelo alto número dos furtos de fios de cobre, o laboratório da Fiocruz Ceará, situado no bairro de Precabura da cidade de Eusébio. 

A instituição divulgou uma nota nesta quinta-feira, 7, alegando que os casos são "recorrentes e recentes", no entanto, "têm sido tratados por meio de diálogos e encaminhamentos entre a instituição, a Enel, a Segurança Pública e Governo do Estado na tentativa de mitigar suas consequências", revela um trecho.

A Fiocruz Ceará reforça, ainda, que conta com uma infraestrutura de grupos geradores em seu campus e uma equipe diuturnamente encarregada de acompanhar preventivamente seus equipamentos. 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

furto de fios de cobre Enel Fiocruz Segurança Pública energia elétrica

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar