Obras de abastecimento de água no Crato estão paralisadas há quatro anos

Obras deveriam ser entregues em 2019. Secretário de Infraestrutura explica que, após a reprogramação do convênio, novo processo licitatório será executado

Moradores do Crato, a 502 km de Fortaleza, reclamam da inatividade das obras de ampliação de um sistema de abastecimento de água. As intervenções, que ocorrem no bairro Granjeiro, tiveram início no ano de 2017 e tinham data prevista de entrega para 2019. Contudo, até o momento, as obras prosseguem paradas.

O local está coberto por um matagal e os materiais de construção estão corroídos pela ação do tempo. De acordo com uma placa no local, a obra foi orçada em mais de R$ 46 milhões e serviria para auxiliar no fluxo de distribuição de água para todo o município cratense.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O secretário de infraestrutura do Crato, Ítalo Samuel, informa que a obra se trata de um convênio federal. Ele explica, em entrevista ao repórter Yago Pontes, da rádio O POVO CBN Cariri, que diante das dificuldades de repasses junto ao governo foi necessário interromper a continuidade da obra.

“[A obra tinha como] Objetivo a ampliação do sistema de abastecimento de água na sede do unicípio do Crato. Por se tratar de um convênio federal, junto à Caixa Econômica, sempre houve a necessidade dos repasses, e essa foi uma das dificuldades que tivemos no governo anterior”, comenta o secretário.

Ítalo Samuel ainda pontua que a pandemia interferiu no andamento da construção. “Passamos por um período pandêmico ao longo dessa execução. Durante e após a pandemia, houve um aumento dos preços dos materiais”, afirma.

O titular da pasta ainda complementa que há a necessidade de reprogramação do convênio, realizado junto à Caixa Econômica Federal. Após a aprovação, deve ser feito um novo processo licitatório bem como a contratação de serviços que possam dar andamento ao sistema de abastecimento do município de Crato.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

sistema abastecimento água obras água crato secretaria de infraestrutura

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar