Governo federal reconhece emergência em Crateús devido à estiagem

Além do município cearense, outras seis cidades estão na lista apresentada no documento

O município de Crateús, localizado a 359 quilômetros de Fortaleza, teve situação de emergência reconhecida pelo governo federal. A portaria foi publicada pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, na edição desta segunda-feira, 5, do Diário Oficial da União.

Além da cidade cearense, a medida reconhece outros tipos de desastres em seis municípios do Brasil, nos estados Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Dentre os fatores apontados pela portaria, estão chuvas intensas, seca e vendaval. No caso de Crateús, o documento aponta que a medida foi tomada devido à estiagem.

De acordo com Meiry Sakamoto, gerente de meteorologia da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a partir do monitor de secas do órgão, a região do Crateús está em uma condição de seca moderada desde outubro de 2023.

Esse período representa a estiagem no município, porém a especialista explica que, além da precipitação, as altas temperaturas contribuem para o cenário observado.

“Temperaturas realmente muito altas, as máximas muito acima dos valores climatológicos, e isso acaba contribuindo para secar o ambiente de um modo geral, reduzindo a umidade relativa do ar e também aumentando a evaporação e a evapotranspiração da vegetação”, destacou.

Calendário de Chuvas da Funceme aponta que Crateús registrou um índice de 656.4 milímetros (mm) em 2023, valor um pouco acima do normal durante o ano.

Porém, em novembro, a média observada foi de 5,1 mm, 61,6% a menos do número esperado no mês. Já em dezembro, a média foi de 27,4 mm, valor um pouco acima do esperado no período. Porém, em janeiro deste ano, a média no município foi de 47,1 mm e o esperado para o mês era 113,8 mm.

“Novembro não é um período de muita chuva na região e dezembro também não, mas em janeiro não só ali no Crateús, o Ceará como um todo, foram 25%, 26% abaixo do normal”, afirmou.

Meiry Sakamoto explica que a primeira quinzena de fevereiro será de poucas chuvas no Ceará, apesar de precipitações isoladas em alguns pontos do Estado. Segundo a gerente de meteorologia, há uma tendência de melhoria das condições meteorológicas a partir da segunda quinzena deste mês.

“A gente está vendo chuva, mas de forma muito isolada e os volumes observados não têm sido tão significativos assim nos últimos dias. Os modelos estão indicando uma tendência mais favorável para a ocorrência de chuvas a partir da segunda quinzena. Pelo menos agora, os modelos estão mostrando que depois do Carnaval tem uma tendência das chuvas retornarem de uma forma um pouco mais favorável”, analisou.

Veja as cidades que tiveram situação de emergência reconhecida:

Crateús (CE): Estiagem

Brasília (DF): Chuvas intensas

Conselheiro Pena (MG): Chuvas intensas

Recreio (MG): Chuvas intensas

Japi (RN): Seca

Segredo (RS): Chuvas intensas

Vespasiano Correa (RS): Vendaval

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

situaçao de emergencia crateus governo federal situação emergência crateus estiagem portaria governo federal crateus

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar