Redemoinho "dust devil": saiba como se forma o fenômeno registrado em Crateús

Especialistas afirmam que o redemoinho ocorre brevemente em áreas onde o solo está quente

Um redemoinho de poeira, também denominado por técnicos da meteorologia de “dust devil”, surpreendeu trabalhadores de uma obra no bairro Planalto, em Crateús, a 185,1 km de Fortaleza. O fenômeno foi registrado na terça-feira, 3.

O meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Agustinho Brito, explica que redemoinhos são formados quando o ar quente sobe de forma rápida na atmosfera, ganhando rotação e absorvendo — pela diminuição da pressão no seu interior — o que está ao redor, principalmente a poeira próxima da base dele.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"A poeira é sugada, e levantada enquanto rotaciona, acompanhando o fenômeno, o que permite visualização a olho nu", completa. Ainda em consonância com o profissional, este tipo de fenômeno é, em suma, breve.

A área de extensão pode ser de 3 a 100 metros, com altura média de aproximadamente 100 a 300 metros. A velocidade do vento em redemoinhos de poeira maiores pode chegar a 80 km/h ou mais.

Em vídeo divulgado pelas redes sociais, é possível identificar os trabalhadores da obra fazendo a "vaia cearense" com a surpresa do fenômeno. Uma barraca, onde os trabalhadores ficam, foi derrubada pela força do vento. Uma estrutura mais sólida, com base de ferro, não foi comprometida. 

A Funceme também evidencia que, principalmente nessas épocas de condições mais quentes e secas no Estado, as criações de redemoinhos são frequentes.

Veja imagens 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

redemoinho Crateús Ceará Funceme dust devil fenômeno

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar