Participamos do

Substituto na chefia de núcleo do CV da Caucaia está foragido após obter habeas corpus

O Comando da Laje é um núcleo do CV na Caucaia. Após a morte de Darlan e a prisão de Cilas, a facção passou a ser chefiada por Mardônio

Apontado como o substituto dos chefes da organização Comando da Laje, que atua em Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza, Mardônio Maciel Vasconcelos foi preso no dia 27 de julho e tornou-se réu na Lei das Organizações Criminosas. Ele foi detido, mas a prisão foi considerada ilegal e Mardônio, que é conhecido como MRD, foi solto. Atualmente ele está foragido.

Os chefes do comando da Laje, que funciona como um núcleo do Comando Vermelho (CV) em Caucaia, eram Darlan Batista Guerra e Francisco Cilas de Mouro Araújo. Darlan, antes de fugir para o Rio de Janeiro, passou a seguinte mensagem aos integrantes do grupo criminoso: "O que for falado pelo Mardônio é com a minha voz e do Silas e vai ser cobrado quem desconsiderar".

Darlan morreu no dia 31 de julho em confronto com a Polícia Civil do Rio de Janeiro. Ele era conhecido como um dos chefes do Comando Vermelho e chefiava a tropa da laje. No Ceará, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) ofertou R$ 10 mil por informações que levassem à sua prisão.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Já Francisco Cilas de Mouro Araújo, conhecido como Mago, que estava foragido em Teresina (PI), foi preso por meio da ação do Departamento de Inteligência Policial (DIP), Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), o Departamento de Polícia Judiciária Metropolitana (DPJM) e a Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core).

Depois da prisão de Cilas, a Polícia Civil foi até a residência de Mardônio e apreendeu dinheiro, dois cartões magnéticos, um celular quebrado (que o próprio Mardônio quebrou durante a chegada dos policiais) e anotações para o tráfico. Na ocasião, foi instaurado o inquérito policial indiciando Mardônio por tráfico de drogas e organização criminosa. Ele possuía uma vasta lista de infrações criminais, de acordo com a Polícia.

LEIA MAIS | Polícia fecha cerco contra fundadores de nova facção em Caucaia

Membro de nova facção criminosa de Caucaia é preso neste sábado

Um dos homens mais procurados do Ceará é encontrado e morre em confronto com a Polícia

Recompensas para localização de foragidos podem chegar a R$ 30 mil no Ceará

Funkeiro do RJ é preso suspeito de envolvimento com organização criminosa do Ceará

Advogado é encontrado morto com marca de tiros e mãos amarradas em Caucaia 

 

Mesmo com a situação, Tribunal de Justiça do Ceará concedeu habeas corpus ao Mardônio no dia 27 de agosto deste ano. De acordo com informações do TJ, a prisão dele não foi homologada e nem houve a conversão em preventiva, o que tornou a prisão ilegal.

O Ministério Público do Ceará afirmou que, em prisões anteriores, o suspeito foi submetido a medidas cautelares adversas e, apesar disso, permaneceu praticando crime. Para o Ministério Público, as medidas cautelares adversas à prisão são insuficientes para detê-lo e impedir a atuação dele no Comando Vermelho. O MPCE ainda citou que ele destruiu uma prova, que era o aparelho celular, pois poderia conter um vasto material que comprovaria atitudes ilegais.

A denúncia oferecida pelo MPCE envolve Mardônio e Alexandre Magno Rodrigues Vieria, o MC Alexandre Fabuloso. Este é conhecido por compor e gravar funks exaltando o crime organizando e promovendo a facção Comando Vermelho. No canal do Youtube, Alexandre exata a organização CV e a participação de adolescentes e crianças em trocas de tiro com a Polícia. Um dos vídeos, do dia 21 de janeiro deste ano, tem nove mil visualizações.

Os vídeos citam Cilas, Mardônio, Darlan, além de Pança e Barruada, todos com extensa ficha criminal e outros ainda não identificados.

Alexandre foi preso na madrugada do dia 2 de novembro deste ano no Rio de Janeiro. Na ocasião, ele foi detido mediante mandado de prisão expedido pela Vara de Delitos e Organizações Criminosas do Tribunal da Justiça do Ceará. Mardônio e Alexandre foram denunciados pelo Ministério Público do Ceará no dia 19 de novembro deste ano. 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar