CE: Polícia faz busca em casa de suspeito de hackear órgãos públicos

Jovem de 18 anos seria parte de grupo que invadiu páginas estaduais e municipais no Ceará e em outros seis estados; Polícia apreendeu equipamentos eletrônicos

08:23 | Jan. 05, 2024

Foto de apoio ilustrativo. Jovem é suspeito de integrar grupo que invadiu site do Governo do Ceará em 2022 (foto: fancycrave1/Pixabay)

A Polícia Civil do Ceará (PC-CE) cumpriu na manhã dessa quarta-feira, 3, mandado de busca e apreensão relacionado a ataques de hackers a páginas de órgãos governamentais. A ação aconteceu em Cascavel, na Região Metropolitana de Fortaleza.

Segundo a PC-CE, o alvo da operação é um jovem de 18 anos suspeito de integrar o grupo que teria realizado as invasões.

De acordo com a Polícia, os ataques teriam sido contra sites de sete estados: além do Ceará, foram atingidas páginas de órgãos municipais e estaduais em Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Pernambuco, Sergipe e Tocantins.

Na ação policial, foram recolhidos equipamentos eletrônicos, incluindo um notebook e um celular. O suspeito não foi detido — o mandado não ordenava prisão.

A Polícia não deu detalhes de quais ataques teriam sido realizados pelo grupo. O órgão indicou apenas se tratarem de defacements — quando somente a parte visual de um site é atingida, não havendo vazamentos ou roubo de dados.

A prática é frequentemente usada para publicação de mensagens por parte dos invasores. Em 2022 e 2023, páginas dos estados mencionados pela PC-CE foram invadidas e tiveram o conteúdo trocado por publicações contra o presidente da República, Lula (PT), contestando os resultados das eleições de 2022, e pedindo doações para supostamente financiar a defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em processos judiciais.

Mais notícias de Segurança