Tubarão morto em Cascavel virou comida para a comunidade local

Vladir Meireles, secretário de Meio Ambiente do município, disse que a administração já desempenha um trabalho de conscientização com os pescadores e a comunidade. Ele pondera que esse é o único caminho para evitar novos casos

O tubarão que sofreu maus tratos e foi morto na Praia de Balbino, em Cascavel, no Litoral Leste do Ceará, acabou virando comida para as famílias da comunidade local. De acordo com Vladir Meireles, secretário de Agricultura, Meio Ambiente, Pesca e Defesa Civil de Cascavel, o animal foi doado pelos pescadores que o capturaram e resultou em 40 quilos de carne, distribuídos para 10 a 20 famílias.

Meireles afirma que a gestão municipal condenou os maus tratos sofridos pelo animal e disse que já realiza um trabalho de conscientização com os pescadores e a comunidade para a preservação de animais marinhos. Ele disse que a secretaria tem um número de telefone disponível para contato dos pescadores quando algum animal for encontrado. “Sempre tentamos manter esse diálogo, mas algumas pessoas não entendem”, lamentou.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Ele considerou que o fato de o tubarão estar atordoado, com os olhos queimados, fez com que ele se deslocasse até a costa — situação que não é comum, conforme o secretário. Após o ocorrido desse fim de semana, ele diz que conversou novamente com os pescadores e pondera que a conscientização é o único caminho para prevenir que casos assim voltem a acontecer.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) autuou seis pessoas por maus-tratos no caso de captura e morte do tubarão. De acordo com o órgão, nos vídeos divulgados pelas redes sociais foi feito um levantamento das pessoas envolvidas, foi oferecida uma denúncia contra elas e lavrado um auto de infração. O nome das pessoas autuadas não foi divulgado. A Polícia Civil também investiga o caso.

De acordo com Vicente Faria, professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) e especialista em tubarões e raias, a espécie do animal, Carcharhinus leucas, enfrenta declínio populacional e estava em seu habitat natural quando foi capturado pelos pescadores. Ele alerta que a retirada indiscriminada do animal pode resultar em alterações significativas no meio ambiente, porque o tubarão é um predador do topo da cadeia alimentar.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

tubarão morto cascavel litoral leste ceará preservação ambiental ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar