Cerca de 250 mil fiéis participam de Coroação de Nossa Senhora em Canindé

As festividades acontecem até dia 31 de maio na igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores

Fiéis encheram a Praça do Romeiro, em Canindé, localizado a 121,3 km de Fortaleza, na noite deste sábado, 25, para acompanhar a Coroação de Nossa Senhora. O tradicional evento é realizado pela Paróquia Santuário de São Francisco das Chagas e recebeu pelo menos 250 mil pessoas. 

De acordo com a tradição católica, o coroamento de Maria como soberana dos céus e da terra, acontece sempre no último sábado do mês de maio. Cerca de 2 mil pessoas também acompanhavam a celebração pelo Youtube. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

As festividades, com celebrações em louvor à Virgem Maria, começaram no dia 1º de maio e seguem até o dia 31, na Matriz de Nossa Senhora das Dores. 

O Mês Mariano é considerado o segundo ciclo de romaria na cidade, programação que fomenta o turismo religioso na região. Segundo a paróquia, em Canindé, as celebrações em louvar a Virgem Maria tiveram início em 1910.

Este ano, o tema da programação foi "Imaculada Conceição de Maria: causa de alegria para a humanidade".

Para o evento, a prefeitura de Canindé ampliou os serviços de saúde e limpeza pública, bem como reforçou a infraestrutura do corredor religioso. Os serviços de "operação especiais" realizados pelos agentes da Guarda Civil Municipal, Guarda Cidadã e Jovem Guarda Cidadã, também foram reforçados.

Conforme Natanael Salviano, secretário de Turismo de Canindé, eventos como a coroação, além de celebrarem tradições religiosas, "também fortalecem os laços culturais e comunitários da cidade".

"Este evento exemplifica a riqueza da nossa herança local, desde o trabalho dos cantores e corais até as performances teatrais e a arte envolvida na preparação dos cenários. É uma celebração que une as diferentes facetas da nossa identidade, desde as manifestações religiosas até a expressão artística", avalia o secretário.

Natanael salienta que a movimentação financeira durante o evento impulsiona a economia local, "com o aumento do turismo, vendas de produtos e serviços, contribuindo para o desenvolvimento e prosperidade da comunidade". 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar