Estudo mostra descoberta de nova espécie de peixe-nuvem em Aquiraz

Com a nomenclatura Hypsolebias antenori, o peixe costuma aparecer todos os anos no período chuvoso e é encontrado ao longo das bacias da Caatinga, no Nordeste do País

Uma nova espécie de “peixe das nuvens” foi encontrada na bacia do Rio Pacoti, em Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza, a partir de estudos realizados por biólogos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A descoberta foi publicada na revista neozelandesa Zootaxa.

Com a nomenclatura Hypsolebias antenori, o peixe costuma aparecer todos os anos no período chuvoso e é encontrado ao longo das bacias da Caatinga, noo Nordeste do País.

Um dos responsáveis pela pesquisa, o biólogo pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Yuri Abrantes, conta que a descoberta surgiu de acordo com a investigação dos impactos ambientais que ocorreriam sob a localidade de uma espécie do animal que já era conhecida, a Hypsolebias longignatus. Com a descoberta, os estudos foram iniciados.

“O estudo consistiu na realização de expedições de campo para coleta dos peixes e avaliação do estado de conservação do ambiente, bem como, incluiu etapas de análises morfológicas e genéticas dos peixes em laboratório”, explica.

Quando perguntado sobre o tempo que os peixes da espécie chegaram ao Ceará, ele comenta que não há como delimitar a data exata de seu aparecimento, mas os dados genéticos revelam que o grupo tem origem evolutiva que data de 20 milhões de anos.

Peixes nuvem: como os eles se reproduzem e em quais períodos eles mais aparecem

Os peixes-nuvem possuem dimorfismo sexual, o que significa que se pode diferenciar os machos e fêmeas a partir de suas cores e pelo seu tamanho. Yuri explica que os machos são maiores e mais coloridos do que as fêmeas que apresentam um padrão comum de maneira geral.

“Essa coloração dos machos serve para atrair as fêmeas e cortejá-las no momento da reprodução. Eles costumam aparecer durante o período chuvoso, quando aquelas poças são formadas e os ovos que já estavam lá na terra vão eclodir, os peixinhos vão nascer, vão se desenvolver e reproduzir e depois, quando a poça seca, eles morrem”, exemplifica.

Ao se reproduzirem, os ovos colocados pelas fêmeas permanecem fortes até a próxima estação chuvosa. Por esse motivo, existe a crença de que os peixes nuvem caem do céu. O estudo está disponível para leitura gratuita no perfil de Yuri do Researchgate.

Além dele, assinam o artigo os pesquisadores Telton Pedro Anselmo Ramos, da Universidade Federal da Paraíba, Diego de Medeiros Bento, do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Caverna (CECAV-ICMBio), Sergio Maia Queiroz Lima, da UFRN, e envolveu a colaboração do Instituto Tecnológico da Vale de Desenvolvimento Sustentável.