Participamos do

Semace paralisa obra que afeta Rio Pacoti por falta de autorização ambiental

Em nota, a Superintendência de Obras Públicas disse que o leito do rio não vai ser barrado totalmente durante o aterramento

Obra que afeta o rio Pacoti, em Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza, foi paralisada pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) nesta terça-feira, 14. Para dar continuidade à intervenção, será necessária a autorização para supressão vegetal junto ao Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais. O documento, exigido na licença ambiental expedida pela Semace, já está sendo providenciado pela Superintendência de Obras Públicas (SOP).

A obra, que corresponde à duplicação da CE-527, causou polêmica nas redes sociais após a circulação de um vídeo que mostrava um caminhão despejando sedimentos no leito do rio Pacoti. Em nota, a Superintendência de Obras Públicas (SOP) disse que a medida técnica é provisória e necessária para movimentar o equipamento que vai executar as fundações da nova ponte.

Alguém sabe o que justifica uma obra em pleno domingo, em área de preservação, aterrando o rio de uma ponta a outra?

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
Publicado por Tales Luis em Domingo, 12 de julho de 2020

A pasta garantiu que o leito do rio não será barrado totalmente, com no mínimo 15 metros livres para o fluxo principal do curso d’agua. Após a conclusão da estrutura, o material será removido e será realizada a recuperação ambiental, segundo a SOP. Um parecer técnico também está sendo realizado por servidores da Secretaria do Meio Ambiente de Aquiraz.

O professor Jeovah Meireles, do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC), argumentou que o poder público poderia fazer a intervenção no local de outras formas, sem causar esse impacto ambiental. Ele acredita que a opção por técnicas na engenharia de trânsito poderiam melhorar a fluidez do fluxo de veículos, por exemplo. “Essa obra em si promove impactos chamados cumulativos e avança no processo de degradação das bacias hidrográficas de Fortaleza: dos rios Pacoti, Cocó e Ceará”, enfatizou o geógrafo.

Leia íntegra da nota divulgada pelo Governo Estadual

A obra de duplicação de 1,3 km da CE-527 (entre CE-040 e a sede de Aquiraz) foi licenciada pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) e autorizada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema).

A Semace exigiu que para dar continuidade a obra será necessária a autorização para supressão vegetal junto ao Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor). O que já está sendo providenciado pela Superintendência de Obras Públicas (SOP).

A respeito dos questionamentos sobre o aterramento na área do Corredor Ecológico do Rio Pacoti, a Superintendência de Obras Públicas (SOP) informa que a medida técnica é provisória e necessária para movimentar o equipamento (perfuratriz) que vai executar as fundações da nova ponte, sem barrar totalmente o leito e garantindo ao fluxo principal do rio no mínimo 15 metros livres.

Após a conclusão da estrutura, o material será removido e será realizada a recuperação ambiental.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar