Tartaruga marinha é resgatada após encalhar duas vezes em Amontada

O animal recebeu atendimento veterinário e foi acolhido por uma pousada local. Em seguida, foi conduzido a projeto de tratamento e reabilitação em Rio Grande do Norte

Após encalhar duas vezes, uma tartaruga verde, da espécie Chelonia mydas, foi resgatada no último sábado, 20, na Praia do Icaraizinho, no município de Amontada, a 208 quilômetros da Capital cearense. Ela foi avistada encalhando viva e então devolvida à água, mas voltou a encalhar, sendo então recolhida por representantes da organização Eco Icaraizinho. O animal recebeu atendimento veterinário e foi acolhido por uma pousada local, que disponibilizou uma caixa d’água em local seguro.

LEIA MAIS | Tartaruga marinha ameaçada de extinção é resgatada viva no CE e enviada ao RN

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O Instituto Verdeluz encaminhou, então, à Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Sema) um pedido para condução da tartaruga até Fortaleza e, em seguida, até Areia Branca, no Rio Grande do Norte. Na região fica localizada a base mais próxima de atendimento para casos do tipo, o projeto Cetáceos da Costa Branca, ligado à Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN).

Segundo Ruama Xavier, integrante do Instituto Verdeluz, a tartaruga ainda está no Ceará e vai ser transportada na quinta-feira, 24, para o Projeto Cetáceos da Costa Branca pela Sema e VerdeLuz. 

LEIA MAIS | Mais de 100 tartarugas-de-pente são devolvidas ao mar na Praia do Futuro
Voluntários ajudam em nascimento de 150 tartarugas-de-pente em Aquiraz

A integrante do Instituto conta que trata-se de um animal juvenil, que ainda vai iniciar seu ciclo reprodutivo. “Como todas as espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no território brasileiro estão em algum nível de ameaça, é muito importante que as tartarugas que encalham com vida tenham a chance de passar pela reabilitação para auxiliar na conservação da espécie”, relata.

Atualmente, o Ceará não possui um local para atendimento e reabilitação de tartarugas marinhas. Assim, casos como o ocorrido no sábado precisam ser enviados a projetos de outros estados. Um centro de tratamento é importante, segundo a Eco Icaraizinho, “para que esses animais não precisem se deslocar até outro estado para serem atendidos e reabilitados. Com isso, aumentam as chances de sobrevivência”.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

tartaruga marinha resgatada icaraí amontada tartarugas marinhas tartaruga encalha duas vezes

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar