Governo Federal reconhece situação de emergência em três cidades do Ceará
Receberam, via Defesa Civil Nacional, o reconhecimento as cidades de Caririaçu, por estiagem, e Acopiara e Senador Pompeu, por seca
O Governo Federal reconheceu, nesta segunda-feira, 2, a situação de emergência de três municípios do Ceará, sendo eles Caririaçu, por estiagem, e Acopiara e Senador Pompeu, por seca. Informação foi divulgada pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).
Leia também | Polícia Civil arquiva inquérito sobre ataque com "chuva de veneno" em Quixeré
Receberam o reconhecimento, via Defesa Civil Nacional, ao todo 11 cidades brasileiras afetadas por desastres. Portarias foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU).
Além de Caririaçu, sofrem com estiagem (redução ou ausência de chuvas) os municípios de Malhada de Pedras e Mansidão, na Bahia, e Guimarães, no Maranhão.
Leia mais
As cidades cearenses de Acopiara e Senador Pompeu são as únicas que aparecem na lista como afetadas pela seca, que é um periodo de ausência de chuva mais prolongado do que a estiagem.
Já os municípios de Formiga e Várzea da Palma, em Minas Gerais, Rio Claro, no Rio de Janeiro, Campina das Missões, no Rio Grande do Sul, e Nova Trento, em Santa Catarina, enfrentam fortes chuvas.
Em janeiro, o Governo já havia reconhecido a situação de emergência dos municípios cearenses de Itapajé e Quixeramobim, por estiagem e seca, respectivamente.
O reconhecimento permite que as prefeituras das cidades solicitem recursos do Governo Federal para ações de Defesa Civil, como compra de água mineral, refeição para trabalhadores, entre outros.