Frente fria pode alterar tempo no Ceará nos próximos dias, aponta Funceme

Mudança deve trazer chuvas isoladas para regiões do Cariri e Sertão Central, mas temperaturas continuam elevadas no Interior

21:31 | Out. 20, 2025

Por: Victor Marvyo
Apesar da instabilidade, a previsão indica que as temperaturas continuam elevadas em boa parte do interior cearense. (foto: Jô Alves/Especial para O POVO)

Uma frente fria que se aproxima do sul do Nordeste pode modificar de tempo do Ceará nos próximos dias, conforme previsão elaborada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), divulgada nesta segunda-feira, 20.

As alterações, impulsionadas pela frente fria, devem se manifestar a partir da madrugada e manhã desta terça-feira, 21, com instabilidades e possibilidade de chuvas em áreas do Cariri e do Sertão Central e Sertão dos Inhamuns.

A frente fria representa a área de transição entre duas massas de ar, onde uma massa de ar frio e seco avança e empurra outra de ar quente e úmido, provocando mudanças na atmosfera.

LEIA MAIS| Sete bairros de Fortaleza concentram mais de 1.100 terrenos abandonados

Influência se estende ao Ceará

O meteorologista Vinicius Oliveira, da Funceme, explicou que o sistema está atualmente localizado entre o norte de Minas Gerais e o sul da Bahia, devendo se deslocar até o Nordeste da Bahia e Sergipe, o que pode influenciar o tempo no Ceará.

“É importante destacar que, vindo a acontecer, estas precipitações deverão ser isoladas e não tão fortes”, afirmou o meteorologista nas redes sociais da Funceme.

LEIA TAMBÉM| Operação mira suspeitos de expulsar moradores de residencial em Fortaleza

Altas temperaturas persistem no interior

Apesar da instabilidade, a previsão indica que as temperaturas continuam elevadas em boa parte do interior cearense, especialmente durante o período da tarde. As máximas podem variar entre 34°C e 38°C.

Nas regiões serranas, como o Maciço de Baturité e a Ibiapaba, as temperaturas tendem a ser mais amenas durante a madrugada, podendo chegar a 18°C. No entanto, a velocidade dos ventos deve aumentar, alcançando entre 50 e 60 km/h em pontos mais elevados.