Canindé se prepara para os festejos de São Francisco da Chagas 2025

Neste ano, a festa celebra o jubileu de 800 anos da composição do Canto das Criaturas, obra escrita pelo santo em um momento de dor e sofrimento

10:56 | Set. 13, 2025

Por: Carlos Daniel
Imagem de apoio ilustrativo. Cerca de um milhão de fieis estarão presentes (foto: Rogério Sales/ Santuário de São Francisco das Chagas de Canindé/ Divulgação)

De 24 de setembro a 4 de outubro ocorrem os tradicionais festejos de São Francisco das Chagas em Canindé, no interior do Ceará. A programação inclui missas, batizados, procissões, novenas e atividades culturais que fortalecem a devoção franciscana na cidade.

Ao longo dos anos, a festa se consolidou como a maior romaria franciscana das Américas, recebendo a cada edição milhares de fiéis do Brasil e do mundo.

CONFIRA | Por que estátua da beata Benigna, no Ceará, está sendo desmontada? Entenda

Neste ano, a celebração tem como tema “São Francisco, sinal de esperança no cuidado com a criação”, e celebra os jubileu de 800 anos da composição do Cântico das Criaturas. A obra, escrita por São Francisco em um de seus momentos de maior sofrimento Nela, o Santo ressignifica sua angústia exaltando a grandeza de Deus presente na criação.

A cerca de 118 quilômetros de Fortaleza, o município de Canindé é um dos mais importantes centros de peregrinação católica do Brasil. A cada ano, estima-se que cerca de um milhão de romeiros participem dos 11 dias de festa, segundo dados da Arquidiocese de Fortaleza.

A preparação da cidade

Segundo Plínio Gomes, gerente municipal de convênios de Canindé, a Paróquia de São Francisco das Chagas disponibilizará toda a sua estrutura para acolher os peregrinos. “Abrigos mantidos pela paróquia e outros equipamentos, bem como uma grande equipe de voluntários, estarão prontos para recepcionar os que vêm a Canindé neste período”, afirma.

Para garantir o bem-estar dos fiéis, a Guarda Municipal, a Secretaria de Segurança Pública e Trânsito, a Secretaria de Saúde, a Secretaria de Assistência Social, a Secretaria de Infraestrutura e demais órgãos municipais estarão em regime de plantão.

A segurança contará também com reforço da Polícia Militar (PMCE), Polícia Civil (PC-CE), Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS-CE), Corpo de Bombeiros Militar (CBMCE), Coordenadoria de Inteligência (Coin), Secretaria de Turismo (Setur-CE) e da Procuradoria da República (PR-CE).

A espiritualidade do tema

De acordo com a organização, o tema deste ano está profundamente conectado à mensagem de São Francisco e aos desafios da atualidade. “São Francisco de Assis continua sendo, em todos os tempos, um sinal vivo de esperança. Sua vida simples e profunda espiritualidade nos lembram que a criação é um presente de Deus, confiado às nossas mãos para ser cuidada com amor e responsabilidade”, explica Plínio.

LEIA TAMBÉM| São Francisco de Assis: CONHEÇA a história do santo protetor dos animais

A mensagem franciscana, que enxerga em cada criatura — do pássaro ao ser humano — a marca do Criador, ganha força diante dos desafios ambientais e sociais contemporâneos. “Somos chamados a viver em fraternidade universal, em harmonia com a natureza e em solidariedade uns com os outros”, completa.

Momentos marcantes da festa

Entre os pontos altos da programação está a encenação da morte de São Francisco, realizada no dia 3 de outubro, às 18 horas, na Praça dos Romeiros. O momento reúne mais de 100 mil pessoas em um grande anfiteatro a céu aberto e é considerado uma das experiências mais emocionantes da romaria.

A cada ano, a fé dos romeiros se renova, como demonstram os ex-votos — pequenas peças artesanais que representam partes do corpo humano — deixados na Casa dos Milagres. Eles simbolizam as graças alcançadas por intercessão do santo, testemunhando a confiança popular em São Francisco.

Fé traduzida em fraternidade

A espiritualidade franciscana também se expressa em gestos concretos de solidariedade e fraternidade. “Ela se traduz pelo Evangelho de Jesus Cristo, que é o guia do carisma franciscano, e pelo acolhimento dos frades e do povo de Canindé a todos que chegam, vindos de diferentes lugares do Brasil e até do exterior”, ressalta Plínio Gomes.

LEIA TAMBÉM | Leão XIV: qual a relação do nome do novo pontifice com o papa Francisco?

Programação

Abertura da Festa: dia 24 de setembro no Santuário às 4 horas, com hasteamento das bandeiras e celebração eucarística. Missas às 9 e 16 horas

Procissões

Dia 24 de setembro, às 18 horas, saindo da Basílica com a imagem e o painel de São Francisco

De 25 de setembro a 3 de outubro, às 17h30min, saindo da Basílica com a imagem e o painel de São Francisco.

Dia 4 de outubro, às 17 horas saindo da Basílica com São Francisquinho

Missas

Quadra da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes (Santuário)

De 25 de setembro a 3 de outubro: 6 horas, 7h30min, 9 horas, 11 horas e 16 horas

Dia 4 de outubro: 6 horas, 7h30min, 9 horas (solenidade), 11 horas e 16 horas

Dia 5 de outubro: 6 horas, 7h30min, 9 horas e 18 horas

Praça dos Romeiros (missa dos romeiros)

Dias 4 de outubro, às 5 horas

Mosteiro do Santíssimo Sacramento

Diariamente às 6 horas

Igreja de Cristo Rei (Monte)

De 25 de setembro a 3 de outubro, às 6 horas após a via-sacra

Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores

De 30 de setembro a 3 de outubro: 8 e 15 horas

Dia 4 de outubro: 7h30min

Igreja de São Pedro

De 30 de setembro a 3 de outubro, às 10 horas

Missas dedicadas

Na quadra da Gruta

26 de setembro, às 16 horas com participação dos ciclistas
27 de setembro, às 16 horas com participação dos sanfoneiros
28 de setembro, às 9 horas, com participação do terço dos homens
29 de setembro, às 9 horas, com participação dos acólitos
30 de setembro, às 9 horas, com participação do terço dos homens
30 de setembro, às 16 horas, com participação do terço das mulheres

Na Praça São Francisco, ao lado do Parque de Exposições

28 de setembro, às 10 horas, com a participação dos vaqueiros

Outros eventos

  • Benção dos animais: dia 26 de setembro, às 8 horas, no pátio do zoológico
  • Novena simplificada: de 25 de setembro a 3 de outubro, às 15 horas, na Basílica
  • Novena: de 25 de setembro a 3 de outubro, às 18 horas, na Praça dos Romeiros
  • Confissões: de 24 de setembro a 4 de outubro, das 7 às 11 horas e das 14 às 17h30min, nas salas de confissões da Casa dos Milagres
  • Batizados: todos os dias, às 10 horas na Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores — com apresentação do documento de autorização do seu respectivo pároco.
  • Via-Sacra: de 25 de setembro a 3 de outubro, às 5 horas, na av. Francisco Cordeiro Campos

Atualizado em 15/9, às 20h30min