Nove pessoas são presas durante operação contra grupos criminosos em divisas interestaduais no Ceará
Com início nesta quinta-feira, 7, agentes da Polícia Civil do Ceará (PC-CE) buscam cumprir 30 mandados de prisão até às 23 horas desta sexta-feira, 8
Nove pessoas foram presas durante as primeiras horas de uma operação que mirou atuação de grupos criminosos nas divisas interestaduais do Ceará com os estados do Piauí, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Com início nesta quinta-feira, 7, a Polícia Civil do Ceará (PC-CE) busca cumprir 30 mandados de prisão até esta sexta-feira, 8.
Do total das prisões, oito foram por mandados de prisão e uma em flagrante. As prisões aconteceram nos municípios cearenses de Barbalha, Campos Sales, Mauriti, Penaforte, Jardim e Limoeiro do Norte.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Ao todo, quatro homens foram presos por estupro de vulnerável, um por violência doméstica, um por roubo e dois por homicídio. As idades dos suspeitos não foram divulgadas. Também não foram expedidos mandados de busca e apreensão no Estado.
Além disso, um homem foi preso em flagrante por tráfico de drogas. O alvo foi capturado dentro de um ônibus que tinha como destino o município de Juazeiro do Norte, no Cariri cearense.
O suspeito foi alvo de uma fiscalização dentro do veículo pelos policiais, onde foi encontrado dentro da bagagem dele o total de 8 quilos de drogas, sendo seis de maconha, um de crack e um de cocaína.
Conforme o delegado Pedro Viana, diretor do Departamento de Polícia Judiciária do Interior Sul da Polícia Civil do Ceará (PC-CE), os dois homens apontados por homicídios também são investigados por integrar organização criminosa.
“A diretriz de trabalho é o foco nas divisas dos estados, visando o cumprimento de mandados de prisão em geral, com foco no combate a essas organizações criminosas”, disse.
O diretor de planejamento e gestão operacional da Polícia Militar do Ceará (PMCE), coronel Kilderlan, destacou que, devido à posição geográfica do Ceará que está localizado mais próximo da Europa, há um interesse das facções na região, visando facilitar o tráfico de drogas.
“Somente no Ceará, há 573 km litoral, uma fronteira marítima imensa. E a droga, muitas vezes, percorre o território cearense e o território nordestino com destino a esses países europeus e os Estados Unidos”, comenta.
A operação não acontece apenas no Ceará, mas também nos estados de Pernambuco, Bahia, Maranhão, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, integrando a operação “Nordeste Integrado”. Mais 5,9 mil agentes de Segurança estão atuando para cumprir 510 mandados de prisão e de busca e apreensão.
Conforme o coordenador de Planejamento Operacional da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Copol/SSPDS), Harley Filho, o principal foco da operação é combater o avanço de grupos criminosos com atuação interestadual na atuação do tráfico de drogas e no combate a homicídios.
Dos 5,9 mil agentes na operação, 1.172 são do Ceará. São 960 policiais da Polícia Militar do Ceará (PMCE), 157 da Polícia Civil do Ceará (PCCE) e 55 agentes da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce).