Hospitais da rede estadual recebem habilitação para serviços em oncologia

Hospitais da rede estadual recebem habilitação para serviços em oncologia

O evento aconteceu no Hospital Regional do Vale do Jaguaribe, em Limoeiro do Norte

Os Hospitais Regionais do Vale do Jaguaribe e do Sertão Central, da rede de saúde do Estado, receberam habiliação dos serviços de oncologia pelo Ministério da Saúde. O evento aconteceu no Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ), em Limoeiro do Norte, na manhã dessa sexta-feita, 1º, e contou com as presenças do secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Felipe Proenço, e da secretária de saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho.

Com a habilitação, o HRJV e o Hospital Regional do Sertão Central, em Quixeramobim, passam a ser Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon). As ações integram o programa Agora Tem Especialistas, que tem como objetivo a ampliação da capacidade de atendimento do Sistema Único de Saúde para reduzir a espera por consultas, exames e cirurgias. 

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Leia também | Ceará lança plano com 12 indicadores para melhorar primeira infância até 2033; veja quais

Conforme a titular da Sesa, Tânia Mara, comenta que é um reconhecimento aos profissionais que se dedicam e se coprometem com suas missões, além de ser uma conquista para as unidades. Ela também ressalta o empenho para que se possa, cada vez mais, tratar o paciente próximo de casa, principalmente quando se fala de câncer.

"É um investimento que vem do Governo Federal para que possamos investir no custeio de ações da oncologia, pois sabemos que o tratamento do câncer não é barato e, até agora, tem sido um investimento total do governo estadual", comenta. 

Os serviços de oncologia dos hospitais regionais foram inaugurados em 2023, no Vale do Jaguaribe, e em 2024, no Sertão Central. Com a habilitação, os hospitais podem ofertar atendimento integral aos pacientes com câncer, como quimioterapia, cirurgia oncológica, biópsias, exames especializados, equipe multiprofissional e radioterapia, sem que eles precisem se deslocar à Capital.

“Muitos pacientes que antes precisavam viajar longas distâncias para Fortaleza agora podem ser tratados com segurança, perto de suas casas, cercados pelo apoio da família”, diz o diretor-geral do HRSC, Cristiano Oliveira.

A diretora do HRJV, Ana Paula Guedes disse que a habilitação é um marco para o Ceará. "Nesta data, celebramos a habilitação oficial do serviço de oncologia como Unacon, uma conquista que representa dignidade, esperança e acesso à saúde de qualidade para milhares de cearenses".

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar