TJCE cria setor de análise técnica para casos envolvendo planos de saúde

Órgão deverá elaborar pareceres em processos ligados à saúde suplementar, embasando julgamentos na primeira e segunda instâncias da Justiça

16:24 | Jun. 14, 2025

Por: Bemfica de Oliva
Sede do TJCE, no Cambeba (foto: TJCE)

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) anunciou na última quinta-feira, 12, a criação do Núcleo de Apoio Técnico em Saúde Suplementar (NatJus-Saúde). O objetivo do órgão é oferecer suporte especializado em julgamentos que envolvam planos de saúde.

Segundo o TJCE, o NatJus-Saúde fornecerá pareceres "com informações fidedignas, atualizadas e fundamentadas em evidências científicas" para estes casos. Os membros também estabelecerão contatos e parcerias com entidades da área para apoio técnico-científico e capacitações.

Inicialmente, o NatJus-Saúde funcionará como projeto-piloto. A primeira iniciativa envolve a produção, a cada mês, de 30 notas técnicas para atender demandas nas Varas Cíveis Residuais de Fortaleza, nas Câmaras de Direito Privado do TJCE, e nos Juizados Especiais do Estado.

NatJus-Saúde tem equipe multidisciplinar

O NatJus-Saúde tem membros com formação em Medicina e Farmácia. Na Resolução nº 17/2025, que criou o núcleo, também foi determinada a possibilidade de consultoria eventual de fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais e enfermeiros.

Os pareceres serão elaborados mediante solicitação. Podem requisitar posicionamento do NatJus-Saúde juízes, desembargadores, ou servidores indicados pelos magistrados.

Mais notícias do Ceará