Pessoas desempregadas podem usar ônibus, metrô e VLT gratuitamente; saiba como
Programa oferece até 40 passagens por mês para quem precisa se deslocar entre municípios da Região Metropolitana em busca de emprego; programa também contempla estudantes
Por meio do Programa VaiVem Livre, pessoas que estão desempregadas podem utilizar ônibus, metrôs e VLT gratuitamente. Ao total, 40 passagens são oferecidas por mês para as pessoas que buscam emprego, permitindo o uso diário de duas passagens.
LEIA MAIS | Linha de ônibus terá rota alterada para atender alunos da Edisca
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Para ter acesso ao benefício é necessário ter mais de 18 anos, residir na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e estar buscando emprego em uma cidade da RMF diferente da que mora. Além dos trabalhadores, o programa também contempla estudantes da rede pública e privada que se deslocam entre municípios para estudar.
Como usar as passagens?
As passagens podem ser utilizadas nas linhas Sil (metrô) ou Oeste (VLT), que compreendem as cidades de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú e Pacatuba. A Linha Nordeste, que liga Parangaba ao Mucuripe, segue com embarque gratuito para todos os passageiros.
Como solicitar o benefício?
O cadastro deve ser feito em uma unidade do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT). É necessário apresentar*RG, CPF e Carteira de Trabalho, que podem ser físicos ou digitais.
Nas unidades do IDT localizadas no Centro, Antônio Bezerra, Messejana e Maracanaú, o cartão é entregue na hora. Já nas demais unidades, o cartão será enviado para a residência do beneficiário em alguns dias.
Estudantes com carteira estudantil válida já têm o pré-cadastro automático junto à Agência Reguladora do Ceará (Arce). Para consultar se está na lista e saber onde retirar o cartão, basta acessar o site arce.
Municípios atendidos pelo VaiVem Livre
O programa abrange todos os municípios com transporte rodoviário ou metroviário metropolitano:
Aquiraz, Cascavel, Caucaia, Chorozinho, Eusébio, Fortaleza, Guaiúba, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacajus, Pacatuba, Pindoretama e São Gonçalo do Amarante.
Mais de 200 mil embarques em dois anos
Desde a criação do programa, em 2023, o VaiVem Livre já possibilitou mais de 211 mil embarques gratuitos, segundo dados do Metrofor referentes aos anos de 2024 e 2025.