Com chuvas mais escassas, Ceará ainda tem 30 açudes sangrando
Dos 30 reservatórios sangrando, 11 pertencem a Fortaleza e Região Metropolitana e outros 19 do interior do Estado
Com a reversão do nível dos açudes após o final do período chuvoso, cai para 30 o número de reservatórios que estão sangrando no Ceará. Há menos de dez dias, eram 35 ainda transbordando. Conforme dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), até esta quarta-feira, 26, o Estado está com 56,5% da capacidade hídrica dos 157 maiores reservatórios monitorados.
Entre os açudes sangrando, a maioria (11) se localiza na bacia da Região Metropolitana de Fortaleza, sendo: (1) Redenção, (2) Maranguape, (1) Aracoiaba, (1) Aquiraz, (1) Pacoti, (1) Cascavel, (1) Chorozinho, (1) Capistrano, (1) Caucaia e (1) Baturité. Segundo a Cogerh, o aporte deste ano garante o abastecimento hídrico da Grande Fortaleza pelos próximos cinco anos.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Outros 19 estão sangrando no interior do Estado nas bacias de (6) Acaraú, (4) Banabuiú, (3) Coreaú, (3) no Litoral, (2) no Curú e (1) no Médio Jaguaribe. Ao todo, 76 reservatórios chegaram a 100% da capacidade em 2024. Em abril, eram 72 vertendo ao mesmo tempo, o que representou a melhor marca desde 2009. Esse volume é resultado da temporada mais chuvosa em 15 anos.
A bacia de Coreaú é a que registra maior volume percentual armazenado, com 98,5%. A região, contudo, é apenas a terceira menor do Ceará, com capacidade para 292,42 hm³. A bacia hidrográfica do Médio Jaguaribe, maior em capacidade do Estado, atualmente se encontra com 26,75% do volume total preenchido.
É na bacia do Médio Jaguaribe que se localiza o Castanhão, localizado no município de Alto Santo e maior açude da América Latina. O reservatório tem capacidade para comportar 6.700 bilhões de metros cúbicos (m³) de água. Contudo, atualmente apenas 35,86% do potencial preenchido, ele ainda poderia encher qualquer açude do Brasil.
Outros 46 açudes no Ceará estão com volume acima de 90% e 21 estão com volume inferior a 30%.
Previsão do Tempo para o Ceará
De modo geral, Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) previsão do tempo para o Estado segue indicando predominância de tempo firme. Até a próxima sexta-feira, 28, as condições são de sol e poucas nuvens.
Em relação à temperatura, estão previstos valores máximos de 35°C nas regiões de Jaguaribana, no Sertão Central e Inhamuns e no Cariri, enquanto a umidade relativa do ar deve ficar em torno de 25% a 35%.
Nas regiões de serra do Sertão Central e Inhamuns, Ibiapaba, Maciço de Baturité e Cariri, estão previstos valores mínimos que variam de 16°C a 19°C. Em Fortaleza estão previstas temperaturas mínimas de 23°C e máxima de 32°C.