Sertão Central e Inhamuns está com volume de chuvas abaixo do esperado

A média para o mês de março fica entre 140,3 e 206,1 mm. Mas em 21 dias, foram observados 95,4 mm de chuva na região

O segundo mês da quadra chuvosa chega aos seus 21 dias e a região do Sertão Central e Inhamuns está com o volume de chuvas abaixo do esperado para o mês. Até o momento, choveu na região 95,4 mm, índice abaixo dos limites para a região que, em março, fica entre 140,3 e 206,1 mm.

De acordo com o meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos, Lucas Fumagalli, as águas de março têm influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que favoreceu maiores volumes na faixa litorânea.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“Além disso, as áreas de instabilidades formadas pelo sistema de brisa chegam à macrorregião com menor frequência e intensidade, especialmente, na metade sul e oeste do Sertão Central e Inhamuns”, explica Fumagalli.

“A ZCIT tem atuado mais próximo da faixa litorânea do que no sul e sudoeste do Estado, o que tem contribuído para os maiores acumulados de chuva nessa região do que no Sertão Central e Inhamuns. Vale ressaltar que a macrorregião do Sertão Central e Inhamuns é a maior macrorregião em área, e, como já comentado, pode haver diferenças espaciais mais significativas, principalmente, entre as porções mais ao norte e ao sul”, complementa.

O meteorologista explica ainda que a precipitação acumulada na região do Sertão Central e Inhamuns normalmente representa 10% do acumulado para o Estado e que as macrorregiões que têm maior contribuição nestes acumulados são o Litoral Norte e o Litoral de Fortaleza, com aproximadamente 15% cada.

“Desse modo nota-se que todas as macrorregiões contribuem de forma semelhante para os acumulados de chuva no Ceará, portanto, os desvios negativos observados na macrorregião do Sertão Central e Inhamuns também contribuem para o observado ainda abaixo da média no Estado. Até o dia 21 de março o acumulado médio de chuva no Ceará está em 140,1 mm, enquanto o limite da categoria normal no estado fica entre 172,3 e 240,7 mm”, pontuou.

Para a segunda metade da quadra chuvosa, a tendência é que os acumulados de chuva fiquem dentro do normal, onde entre os meses de abril e maio, a soma dos acumulados é de 230,5 mm, sendo o menor valor entre as demais regiões.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

chuvas sertao central quadra chuvosa funceme aguas de março chuvosa

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar