Semana Santa: Várzea Alegre e Reriutaba realizam Procissão do Fogaréu

O rito lembra a perseguição e captura de Jesus Cristo na Semana Santa. Em Várzea Alegre, a Procissão acontece nesta sexta-feira, 22, às 19 horas; e em Reriutaba, acontece na quinta-feira santa, 28, às 23 horas

Com a chegada da Semana Santa, os católicos realizam ritos e celebrações que relembram a Paixão, morte e ressureição de Jesus Cristo. Um destes ritos é a Procissão do Fogaréu, que relembra a prisão de Cristo pelos guardas do Sinédrio, com seu percurso e realização em diferentes cidades. No Ceará, os municípios de Várzea Alegre, no Cariri,  e Reriutaba, na região Norte, realizam anualmente o rito. 

Em Várzea Alegre, que realiza a Procissão pela primeira vez no pós pandemia, a manifestação religiosa acontece nesta sexta-feira, 22, às 19 horas. Esta é a 14ª edição do evento e simboliza um momento penitencial. A secretária de cultura e turismo do Município, Antônia Oliveira, diz que a caminhada fomenta a cultura secular e há quem considere uma celebração mística e religiosa, enquanto outros consideram apenas religiosa. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"A gente faz no período que antecede a Semana Santa, tendo em vista que na tradição dos penitentes, eles sempre saem de casa em casa cantando os seus benditos,  se auto flagelando - aqui ainda tem alguns que se auto flagelam - e pedindo jejum. Então quando a gente pensou nesse encontro para valorizar e fomentar essa cultura, que já está um pouco enfraquecida", diz. 

Antônia conta que, para este ano, a expectativa é de que a Procissão seja menor. "Estamos recomeçando depois de quatro anos. Nos outros anos a gente sempre recebia Barbalha Abaiara, Aurora, Cedro, e esse ano nós convidamos todos esses municípios, entretanto, até agora, nós só temos confirmados Cedro e Lavras da Mangabeira e estamos aguardando a confirmação de Aurora. Porque como eles são pessoas idosas, fica mais difícil de vir numa cidade como Assaré e Abaiara, que são mais distantes. Mas a própria comunidade daqui participa e todos os nossos grupos vão participar", complementa. 

Já em Reriutaba, na região norte do Ceará, a procissão acontece há 10 anos por iniciativa de Marquinelle Furtado e até hoje, realizada ela Liga Ecoar - ONG fundada por ele. O secretário de cultura da Cidade, Alderico Magalhães, conta que todos os anos, a procissão tem um amplo público que acompanha o espetáculo do início ao fim. "O fogaréu é um evento muito esperado por todos os reriutabenses e conta com mais ou menos, cem pessoas envolvidas entre a organização e encenação. Vale salientar, que todos são voluntários", conta.

Este ano, a procissão acontece na quinta-feira santa, 28, às 23 horas.

Serviço 

Procissão do Fogaréu 2024

Várzea Alegre 

Data: 22 de março 

Horário: às 19 horas

Percurso: Saindo da Capela São Vincente, no Centro, em direção a Capela São Francisco, no bairro Betânia

 

Reriutaba

Data: 28 de março

Horário: 23 horas

Percurso: Saindo da igreja matriz e caminhando pelas ruas da cidade

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

procissao do fogareu semana santa tradiçao catolica ceara reriutaba

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar