Noroeste do Ceará em alerta de perigo por chuvas intensas até segunda

Inmet alerta para riscos de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas em faixa que contém 28 municípios

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo de chuvas intensas para o noroeste do Ceará, com riscos de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. O aviso emitido na manhã deste domingo, 17, tem duração até as 10 horas da manhã desta segunda-feira, 18.

As precipitações podem registrar entre 30 e 60 milímetros (mm) por hora ou 50 e 100 mm por dia, com ventos intensos, entre 60 km/h e 100 km/h.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

De acordo com o órgão nacional, 28 municípios cearenses estão na faixa de perigo. Também estão incluídos na categoria os estados de Minas Gerais, Maranhão, Pará, Amazonas, Tocantins e Piauí.

Na maior parte do Ceará, o grau é de perigo potencial por chuvas intensas, em alerta que afeta as regiões do Norte, Sertões, Noroeste e Centro-Sul e Região Metropolitana de Fortaleza.

Instruções do Inmet

O Inmet orienta a população, em caso de rajadas de vento, a não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e de descargas elétricas. Também recomenda que não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Se possível, as pessoas devem desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. Em casos de urgência, perigo ou dúvidas, deve-se acionar a Defesa Civil (telefone 199) e/ou o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Municípios do Ceará na faixa de chuvas intensas

O alerta abrange, em ordem alfabética, os municípios: Acaraú, Alcântaras, Amontada, Barroquinha, Bela Cruz, Camocim, Chaval, Coreaú,Cruz, Frecheirinha, Granja, Itapipoca, Itarema, Jijoca de Jericoacoara, Marco, Martinópole, Massapê, Meruoca, Miraíma, Moraújo, Morrinhos, Santana do Acaraú, Senador Sá, Sobral, Tianguá, Ubajara, Uruoca, Viçosa do Ceará,

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

chuvas intensas Ceará perigo chuvas ceará Inmet calor intenso

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar