Paracuru tem a maior chuva do dia no Ceará; veja previsão do tempo

Ceará deve ter céu variando de nublado a parcialmente nublado com chuva em todas as macrorregiões até terça-feira, aponta Funceme

Com 118 milímetros (mm) registrados, o município de Paracuru teve a maior chuva do Estado entre as 7 horas desse sábado, 16, e as 7 horas deste domingo, 17. Além de Beberibe, as cidades de Amontada e São Gonçalo do Amarante tiveram acumulados expressivos nas últimas 24 horas, com respectivamente 97 mm e 94 mm.

Nas últimas 24 horas, as chuvas têm se concentrado nas áreas mais próximas à orla cearense. Se somados, os litorais Norte, de Fortaleza e do Pecém, acumularam 22 das 25 maiores chuvas do Ceará no dia. As informações são de balanço parcial com dados preliminares da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) atualizados às 8h30min.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 Ao todo, 62 municípios tiveram chuvas no período.

Vai chover hoje? Confira previsão do tempo

Para este domingo, 17 de março, a tendência é de chuva em todas as macrorregiões do Ceará. O Cariri e o sul do Sertão Central e Inhamuns são as regiões que devem ter os maiores acumulados, com intensidade variando de moderada a forte.

Até terça-feira, 19, a previsão do tempo é de céu variando de nublado a parcialmente nublado com chuva em todas as macrorregiões do Estado.

Segundo a Funceme, as chuvas no Ceará devem ser favorecidas pelo posicionamento e atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Trata-se do principal sistema indutor de chuvas durante a quadra chuvosa no Estado e atualmente encontra-se próxima ao norte do Nordeste brasileiro.

Além da ZCIT, as chuvas devem ser favorecidas por áreas de instabilidade provenientes do leste do Nordeste, efeitos de brisa (terrestre e marítima) e pela combinação de temperatura, umidade e relevo.

Confira as dez cidades com maiores chuvas de hoje no Ceará

  1. Paracuru (Posto: Jardim do Meio): 118 mm
  2. Paracuru (Posto: Poço Doce): 97 mm
  3. Amontada (Posto: Jacuípe Nascente): 94 mm
  4. São Gonçalo do Amarante (Posto: Croatá): 93 mm
  5. São Gonçalo do Amarante (Posto: Cagado): 93 mm
  6. Fortaleza (Posto: Caça e Pesca): 77 mm
  7. Fortaleza (Posto: Defesa Civil de Fortaleza): 64 mm
  8. Acaraú (Posto: Acaraú): 64 mm
  9. Aquiraz (Posto: Sítio Sapucaia Fagundes): 62 mm
  10. São Gonçalo do Amarante (Posto: Siupe): 60 mm

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

quadra chuvosa chuva ceará vai chover previsao do tempo

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar