Primeira turma preparatória do ITA é aberta no CMCB

Alunos do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros realizam preparatório para o vestibular do Instituto Tecnológico de Aeronática (ITA), que terá sede em Fortaleza em 2027

Os alunos do nono ano do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros (CMBC) realizaram a seleção para comporem a primeira turma preparatória para o Instituto Tecnológico de Aeronática (ITA). Seleção dos 56 anos aconteceu no dia 17 de fevereiro e as aulas do período de adaptação se iniciaram no dia 26.

No dia 20 de março, os alunos terão a aula magna da turma, que será ministrada pelo capitão aviador João de Barro Monteiro Cavalcanti, formado engenheiro aeronáutico no ITA com a maior média geral de de toda a história da instituição, com 9,81 pontos. Ele também é ex-aluno do CMCB.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 

O objetivo geral do projeto "CMCB Rumo ao ITA" é preparar os estudantes do colégio para o vestibular do ITA, tendo como base a grade curricular dos principais cursos de formação do Estado. A seleção para o Instituto é considerada uma das mais difíceis do Brasil.

A turma, denominada “Desbravadores”, será composta por professores detentores de uma ampla experiência pedagógica e formação acadêmica.

De acordo com o CMCB, eles visam uma preparação para o vestibular do ITA mas seguindo um modelo diferente do que se existe hoje nas escolas estaduais. O objetivo é que haja uma nova adaptação à grade curricular para este vestibular de acordo com conteúdos e metodologias adotadas por renomadas instituições de ensino regular do País.

O CMBC esclarece que será necessária a implementação de dois turnos de aulas, manhã e tarde, aumentando a carga horária semanal de 30 para 45 horas, devido à quantidade de conteúdo cobrados no vestibular do ITA.

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica é uma instituição de ensino superior referência em engenharia e tecnologia no Brasil, sendo reconhecida por sua excelência na formação de profissionais. Na década de 1970 começou a ter início a participação dos cearenses no vestibular.

Ao decorrer dos anos, foi observado o aumento gradual no número de aprovados dos cearenses nas provas, desta forma ganhando cada vez mais destaque no certame.

O Estado receberá uma sede ITA em Fortaleza, devido ao grande número de aprovados que a capital cearense tem todos os anos. De acordo com o governador do Ceará, Elmano de Freitas, deverão ser criadas turmas preparatórias a esse concurso no âmbito das escolas públicas estaduais de ensino.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

ITA CMBC vestibular aulas

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar