Ano bissexto: conheça histórias de quem nasceu no dia 29 de fevereiro

Aniversariantes do dia 29 de fevereiro relatam como é comemorar essa data

O dia 29 de fevereiro acontece a cada quatro anos. O último ano bissexto aconteceu no ano de 2020 e volta acontecer em 2024. A chance de uma pessoa nascer neste dia é de uma em 1.461. Aniversariar neste dia é considerado raro.

É o caso do estudante João Marcos, de 36 anos, que nasceu no dia 29 de fevereiro de 1988 e, em tese, completaria 9 anos de idade neste ano. Ele conta que quando não é ano bissexto ele gosta de comemorar o aniversário no dia 1º de março.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Ano bissexto: fevereiro tem cinco quintas-feiras após 28 anos; LEIA

João Marcos relata que sempre é uma surpresa para as pessoas quando ele fala sobre a data do aniversário dele. “Acaba sendo divertido ver as reações das pessoas quando eu conto que faço aniversário a cada quatro anos. Eles ficam surpresos e ao mesmo tempo acham estranho eu ter sido registrado no dia 29 de fevereiro”, comenta o estudante.

Ele conta que quando era criança tinha uma maior preocupação com a data, mas que depois isso se tornou normal para ele.

“Quando eu era criança lembro de prestar mais atenção no calendário para ver se teria ou não a data do meu aniversário, mas hoje em dia eu sou mais tranquilo com isso. E mesmo se tivesse a oportunidade de mudar a data do meu aniversário eu não mudaria não”, ressalta.

O mesmo ocorre com a psicóloga Luciana de Sousa, de 40 anos, que nasceu no dia 29 de fevereiro de 1984. De acordo com os registros de nascimento, ela estaria completando 10 anos de idade neste ano.

Luciana explica que a passou a comemorar o aniversário no dia 1º de março, mas que na infância era diferente.

“Quando eu era criança, meu aniversário era comemorado no dia 28 de fevereiro. Minha mãe fazia questão de ser no mesmo mês que eu nasci", relembra. "Passei a comemorar no dia 1º pois caso não tivesse o dia 29 de fevereiro no ano que eu nasci, eu teria nascido no dia seguinte”, relata a psicóloga.

“Acho interessante nascer em um dia tão atípico. Um ano bissexto que só acontece entre quatro e quatro anos. Esse ano, apesar de cair em uma quinta-feira, não posso deixar de comemorar meu aniversário já que se demora quatro anos para ter esse dia novamente. Para mim é quando tudo se encaixa e o dia é verdadeiramente todo meu”, informa a psicóloga.

Luciana explica que quando comenta com as pessoas sobre a data que nasceu as pessoas costumam ter curiosidade. “Eles sempre me questionam como eu me sinto, qual dia comemoro ou por que minha mãe não me registrou no dia 1º de março, porém sempre termina com gargalhadas quando digo que na verdade ainda vou fazer 10 anos”, disse.

O gerente de inovação Brunno Galvão, de 48 anos, nasceu em 1976. Se comemorasse apenas em ano bissexto, este seria o décimo segundo aniversário.

Em anos não bissexto ele costuma comemorar o aniversário no sábado seguinte do que seria a sua data de celebração, mas que quando era criança a família dele gostava de comemorar no dia 28 de fevereiro, data essa que é comemorado também o aniversário da mãe dele.

Ele conta que muita gente fica em dúvida em qual dia deve desejar parabéns a ele. “Meus amigos me ligam no dia 28 de fevereiro ou no dia 1º de março para desejar meus parabéns. Eu acho bem legal, mas prefiro receber os parabéns no dia 28, pois ainda é fevereiro”.

Funcionamento do registro de crianças que nascem no dia 29 de fevereiro

Os Cartórios de Registro Civil devem proceder retratando fielmente a realidade, isto é, se uma criança nasceu no dia 29 de fevereiro, o seu registro de nascimento deverá ser feito exatamente nesta data.

Considerando que o dia 29 de fevereiro só ocorre a cada quatro anos, será responsabilidade dos pais e, posteriormente, da própria criança decidir quando celebrar o aniversário quando não ocorrer o ano bissexto. Seja no dia 28 de fevereiro, 1º de março ou em outra data de sua escolha.

O Art. 54 da Lei de Registros Públicos (Lei 6.015/1973) dispõe que a Certidão de Nascimento deverá conter o dia, mês, ano, lugar do nascimento e a hora certa que a criança nasceu. Constitui ilícito a falsidade do registro, consistente em modificar a data exata e real do nascimento.

Motivos para existir o ano bissexto

De acordo com o astrônomo Romário Fernandes, o ano bissexto existe por conta do movimento que a Terra faz em órbita do Sol, que tem duração de 365 dias, cinco horas, 48 minutos e 36 segundos. Essas horas que “sobram” é arredondado para seis horas e, após quatro anos, somam-se 24 horas, assim ocorre o dia 29 de fevereiro a cada quatro anos.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

ano bissexto 29 de fevereiro aniversariantes

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar