Semace e Ibama realizam soltura de animais no sul do Estado

As nove aves são das espécies trinca-ferro-verdadeiro, coruja-rasga-mortalha e corujinha-do-mato

Uma ação em parceria entre a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realizou a soltura de animais silvestres na região sul do Ceará. No total, foram soltos nove animais, de três espécies diferentes. A ação ocorreu entre a última terça-feira, 30, e quarta-feira, 31.

Os animais foram resgatados ou apreendidos por órgãos ambientais e foram enviados ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras), onde passaram por recuperação até o dia da soltura.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Foram soltos animais das espécies trinca-ferro-verdadeiro (Saltador similis), coruja-rasga-mortalha (Tyto alba) e corujinha-do-mato (Megascops choliba).

Um bom indicativo de qualidade ambiental para a soltura é a presença de outros animais de outras espécies de aves e mamíferos da fauna nativa, o que foi observado na área escolhida.

Segundo Rivaldo Gadelha, assessor da Semace, por questão de segurança a equipe de fauna não divulga a localização exata de onde foi feita a ação. 

Essa é a segunda ação de soltura realizada neste início de ano pela Semace com Ibama, Instituto Pró-Silvestre e demais parceiros. Na última ação, foram devolvidos 74 animais à natureza.

Denúncias de crimes ambientais

A Semace possui o Disque Natureza para casos de denúncias de crimes ambientais, que podem ser feitas por meio do telefone 0800 275 2233.

As denúncias também podem ser feitas online, pelo endereço semace.ce.gov.br, clicando na opção “Denúncia Ambiental”, ou pelo aplicativo Semace Mobile (disponível apenas para dispositivos Android). A autoria da denúncia é preservada. O contato também pode ser feito pelo e-mail: [email protected]

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

soltura animais ceara crimes ambientais semace ibama

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar