Unidade de oncologia no Hospital do Vale do Jaguaribe deve atender 2 mil pessoas em um ano

A inauguração da unidade foi na manhã desta quarta-feira, 27, com a presença do governador Elmano de Freitas. Moradores de 40 municípios da região devem ser beneficiados

O Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ), localizado no município de Limoeiro do Norte, passa a ofertar serviços para o tratamento de pacientes com câncer. A estimativa é que, até outubro de 2024, o HRVJ atenda cerca de 2 mil pessoas diagnosticadas com a doença moradoras dos 40 municípios que compõem as regiões do Vale do Jaguaribe e do Sertão Central.

A inauguração da unidade de oncologia, bem como o início da prestação de serviços, ocorreu durante a manhã desta quarta-feira, 27. O novo setor foi projetado para tratar todos os tipos de câncer. Para ser atendido no Serviço de Oncologia do hospital, o paciente deve ser encaminhado via Central de Regulação.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A proposta da nova unidade é o atendimento de forma multidisciplinar, incluindo os serviços de oncologia clínica, ambulatorial, hospitalar, especializada, quimioterapia, hormonioterapia, entre outras. O setor ainda deve ofertar exames laboratoriais e de imagem, nutrição especializada, oncogenética, além de cirurgia.

Para a inauguração do serviço no HRVJ, o governador Elmano de Freitas e a secretária da Saúde Tânia Mara Coelho realizaram uma visita à Unidade, na manhã desta quarta-feira. “Todos os pacientes do Vale do Jaguaribe, que têm diagnóstico ou suspeita de câncer, serão tratados na sua região. Isso acaba com o sofrimento do paciente de ter que se deslocar para Fortaleza”, declarou o chefe do Poder Estadual.

Segundo o gestor, os procedimentos cirúrgicos no local já devem iniciar a partir do começo de outubro. “Nós já estamos marcando esses procedimentos. Há uma sala de cirurgia aqui no hospital específica para a oncologia”, destacou Elmano.

Além da sala de cirurgia exclusiva, a unidade ainda conta com quatro consultórios para triagem e consultas. Também está instalado um Hospital Dia, destinado para infusão de medicamentos, funcionando de segunda a sexta-feira. Mensalmente, serão investidos no novo setor cerca de R$ 2,5 milhões.

Conforme declarou Elmano, um dos destaques da ala de oncologia é a parceria com o Instituto Cearense do Câncer (ICC). “Aqui funcionará a quimioterapia e, na necessidade de radioterapia, o Hospital conta com a parceria com o ICC. Será feito o agendamento para que essa pessoa possa fazer radioterapia aqui mesmo”, explicou o gestor.

O ICC será responsável pelos serviços de oncologia clínica, ambulatorial, hospitalar, especializada, quimioterapia, hormônioterapia, entre outras. O Instituto, que é reconhecido pelo Ministério da Saúde como Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon), fará ainda os exames laboratoriais e de imagem, nutrição especializada, oncogenética, além de cirurgia.

Conforme informações do ICC, são quatro consultórios para triagem e consultas; uma sala de cirurgia exclusiva; e um Hospital Dia para infusão de medicamentos, funcionando de segunda a sexta-feira.

Novas instalações para a Saúde

Segundo a secretária de Saúde Tânia Mara, o Hospital Regional Vale do Jaguaribe ainda deve receber nos próximos meses uma ala de obstetrícia de alto risco e de pediatria. “Nós temos esses dois serviços dentro do cronograma. A gente tá avaliando quais a gente vai conseguir abrir talvez até ainda até o final do ano, se não no começo do ano”, comentou a gestora.

Já Elmano ainda ressaltou a garantia para a construção de um Hospital Regional do Maciço de Baturité, bem como hospitais do Centro-Sul e da região de Crateús. O gestor, no entanto, não declarou uma previsão para a inauguração das instalações. 

 

Tratamento de câncer: veja quais municípios são beneficiados pela nova unidade

Macrorregião de Saúde do Sertão Central:

Boa Viagem, Canindé, Caridade, Itatira, Madalena, Paramoti, Banabuiú, Choró, Ibaretama, Ibicuitinga, Milhã, Pedra Branca, Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu, Solonópole, Aiuaba, Arneiroz, Parambu e Tauá.

Litoral leste:

Alto Santo, Aracati, Ererê, Fortim, Icapuí, Iracema, Itaiçaba, Jaguaretama, Jaguaribara, Jaguaribe, Jaguaruana, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Palhano, Pereiro, Potiretama, Quixeré, Russas, São João do Jaguaribe, Tabuleiro do Norte.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

tratamento cancer hospital regional vale jaguaribe tratamento cancer ceará cirurgia cancer

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar