Devotos lotam Canindé na abertura dos festejos a São Francisco

Ao raiar da aurora, multidão de romeiros de todo o Brasil se juntou aos canindeenses em procissão que deu início à festa dedicada ao padroeiro da cidade. Segunda maior manifestação franciscana do mundo segue até 4 de outubro

Da aurora ao crepúsculo, um dia marcado por devoção, reflexão e celebração: assim foi a abertura da tradicional Festa de São Francisco das Chagas de 2023, neste domingo, 24, em Canindé, a 121,3 km de Fortaleza.

Caravanas com romeiros de diversas partes do País chegaram à cidade e se juntaram a milhares de canindeenses para dar início aos festejos em homenagem ao padroeiro, que seguem até 4 de outubro, nessa que é considerada a segunda maior manifestação franciscana do mundo.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

São esperados mais de um milhão de fiéis para a festa, que terá 11 dias de programação com missas, atendimento a confissões, procissões e novenas em torno do tema “São Francisco nos ensina a evangelizar em fraternidade”.

O céu ainda escuro foi iluminado pelos fogos de artifício que anunciavam o começo do evento enquanto os devotos acompanhavam o hasteamento das bandeiras na praça da Basílica, ao som de orações e cantos franciscanos.

O presidente da celebração, frei Gilmar Nascimento, reitor da Paróquia-Santuário São Francisco das Chagas, fez um convite à comunidade: “Que nesta festa possamos exercer a comunhão e o olhar empático para o outro. A evangelização se dá quando acolhemos a todos e não fazemos diferença dos outros”.

As badaladas dos sinos conduziram os fiéis para as atividades dedicadas ao santo conhecido como padroeiro dos pobres e dos animais. Assim como locais sagrados como a Basílica, os visitantes foram convidados a conhecer lugares como a Gruta de Nossa Senhora e a Casa dos Milagres.

Além de marcar a primeira procissão com o Painel de São Francisco pelas ruas, a edição deste ano simboliza o centenário da presença da Ordem dos Frades Menores (OFM) no município.

Confira a programação completa e oficial da Festa de São Francisco das Chagas 2023

ABERTURA: dia 24 de setembro às 4h – hasteamento das bandeiras e Celebração Eucarística na Basílica. Missas do dia: 7h30, 9h, 11h e 16h na Quadra da Gruta.

PROCISSÕES: com o painel e a imagem de São Francisco

24/set, às 18h – PROCISSÃO com o Painel de São Francisco saindo da Basílica, percorrendo as ruas: Aristides Rabêlo, Avenida José Veloso Jucá, Antônio Neco, João Bastos, Joaquim Custódio, Romeu Martins, Joaquim Magalhães, Gervásio Martins e Basílica;

25/set a 3/out, às 17h30 – PROCISSÃO com o Painel de São Francisco, saindo da Basílica pelas ruas: Gervásio Martins, Arcos do Corredor Religioso e Praça dos Romeiros. Retorno do Painel: saindo da Praça dos Romeiros, Avenida Francisco Cordeiro Campos, Gervásio Martins e Basílica;

4/out, às 17h – PROCISSÃO com São Francisquinho, saindo da Praça da Basílica pelas ruas: Gervásio Martins, Joaquim Magalhães, Tabelião Facundo, Travessa Severiano Martins, Joaquim Magalhães, Gervásio Martins e Basílica com a bênção, despedida e anúncio da Festa 2024.

Horário das missas

Quadra da Gruta:

De 25/setembro a 3/outubro: 6h, 7h30, 9h, 11h e 16h;

Dia 4/outubro: 5h (Missa do Romeiro na Praça dos Romeiros), 6h, 7h30, 9h (Missa Solene), 11h e 15h;

Dia 5/outubro: 6h, 9h e 18h;

Mosteiro do Santíssimo Sacramento: 6h;

Igreja de Cristo Rei (Monte): 6h (após a Via-sacra);

Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores: 8h e 15h – dos dias 30/set, 1º, 2 e 3/outubro;

Capela de São Pedro: 10h (Dias 30/set, 1º, 2 e 3/out).

Missas dedicadas

Quadra da Gruta:

27/set, às 16h, com a participação dos ciclistas;

30/set, às 9h, com a participação dos acólitos;

30/set, às 16h, com participação dos sanfoneiros e comunicadores;

1º/outubro, às 9h, com a participação do Terço dos Homens;

Na Praça São Francisco, ao lado do Parque de Exposições: – 1º/outubro, às 10h, com a participação dos vaqueiros.

Novena

25/set a 3/out, às 18h, na Praça dos Romeiros.

CONFISSÕES: dos dias 24/setembro a 4/outubro, das 7h às 11h e das 14h às 17h30, no Complexo São Damião, na Casa dos Milagres.

BATIZADOS: todos os dias, às 10h, na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores. Obs.: os batizados só serão realizados com a apresentação do documento de autorização do seu respectivo pároco.

VIA-SACRA: dos dias 25/setembro a 3/outubro, às 5h, na Avenida Francisco Cordeiro Campos, encerrando com a celebração eucarística, na Igreja de Cristo Rei (Monte). Responsáveis: OFS, JUFRA e Terço da Misericórdia.

ARRIAMENTO DAS BANDEIRAS: 5/out, 12h, na Praça da Basílica. Missas do dia: 6h, 9h e 18h.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

abertura festa sao francisco 2023 festa sao francisco caninde 2023 caninde festa sao francisco abertura festa sao francisco das chagas franciscanos caninde multidao caninde festa sao francisco festejos sao francisco 2023

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar