Quatro homens são presos em operação contra exploração sexual de crianças e adolescentes

| "CAMINHOS SEGUROS" | Prisões se deram em Camocim, Sobral, Barbalha e Ipaumirim. Ofensiva ainda conta com ações de conscientização sobre crimes sexuais contra vulneráveis

Quatro suspeitos de crimes sexuais foram presos nesta semana no Ceará no contexto de uma operação nacional que visa combater a exploração sexual de crianças e adolescentes. As prisões se deram em Camocim, Sobral, Barbalha e Ipaumirim.

Em Camocim, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que policiais militares foram acionados, na quinta-feira, 4, após receberem denúncia de que um homem estava praticando atos libidinosos em frente a uma instituição de ensino. Antônio Edson Oliveira dos Reis, de 34 anos, foi preso em flagrante por importunação sexual.

Já em Sobral, na segunda-feira, 1º, a PM prendeu um homem suspeito de crime de estupro de vulnerável contra uma criança de 12 anos. Conforme a SSPDS, Francisco Emerson Silva Araújo, de 19 anos, conheceu a vítima através de uma rede social e marcou um encontro com ela. "Após os pais descobrirem a situação, acionaram a PMCE, que conduziu o suspeito à Delegacia Regional de Sobral, unidade plantonista da PC-CE", divulgou a SSPDS.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Na quinta-feira, 4, já havia sido divulgadas duas prisões por estupro de vulnerável em Barbalha e Ipaumirim. No primeiro caso, foi cumprido um mandado de prisão preventiva contra Cícero Fernandes Leite, de 47 anos, por um crime ocorrido em março de 2022 em Iguatu. A vítima foi um adolescente de 13 anos.

E, em Ipaumirim, um idoso de 68 anos foi preso temporariamente suspeito de estuprar a própria neta. O nome do homem não foi divulgado para não permitir a identificação da vítima.

A operação Caminhos Seguros é realizada em todo o País por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). A ofensiva se dá através de ações preventivas e repressivas.

"Teremos ações educativas visando apresentar à sociedade o que é crime na temática, bem como ações preventivas em estabelecimentos comerciais e abordagens a veículos e transeuntes em atitudes suspeitas", afirmou o delegado Harley Filho, gestor da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol).

"Por fim, teremos ações repressivas, no cumprimento de medidas como mandados de prisão ou de busca e apreensão, no que diz respeito ao combate à exploração sexual de crianças e adolescentes".

Com apoio de prefeituras e conselhos tutelares, Já foram realizadas palestras e dinâmicas em escolas em municípios como Crateús, Ararendá, Pacatuba e Beberibe.

Durante uma das ações educativas, a SSPDS informou que um dos estudantes relatou uma possível situação de abuso, que está sendo investigada. Em Aracati, foram realizadas ações de fiscalização que resultaram na notificação de quatro postos de combustíveis da região — não foi divulgado qual seria a infração que os estabelecimentos teriam cometido.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Segurança Pública Ceará Violência Sexual Ceará Crimes sexuais crianças adolescentes Ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar