Monkeypox: Ceará tem 146 casos; 18 em mulheres e três em crianças

Maior parcela de pacientes com a doença tem entre 30 e 39 anos (76%) e é do sexo masculino (87,6%). Números foram atualizados nesta sexta-feira, 16

O Ceará soma 146 confirmações de casos de monkeypox. Do total, 18 são do sexo feminino e três têm entre zero e nove anos, sendo duas meninas e um menino. Outros 338 casos ainda estão sob investigação. A quantidade de mulheres com a doença triplicou em uma semana. 

Na sexta passada, 9, eram 99 casos confirmados ao todo. Um aumento de 47% no período. Ao todo, já foram realizadas 942 notificações de casos suspeitos, mas 428 já foram descartadas. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

As informações são do Painel de Monitoramento dos Casos de Monkeypox no IntegraSUS, plataforma da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa). Às sextas-feiras, a pasta publica boletim sobre o cenário da doença no Estado. 

Nesta sexta, 16, excepcionalmente, "o boletim epidemiológico de monkeypox não será publicado tendo em vista que estão sendo feitas readequações no documento, de acordo com novos protocolos do Ministério da Saúde (MS)", informou a secretaria. 

Perfil dos pacientes

A maioria dos pacientes diagnosticados com a doença é do sexo masculino, com 87,6% do total. Contudo, a quantidade de casos em outros perfis vem aumentando. A quantidade de mulheres com a doença saiu de seis para 18 no intervalo de sete dias. 

Há uma semana, havia apenas um caso entre crianças, número que subiu para três. Foi confirmado o primeiro caso em idoso, um paciente do sexo masculino com mais de 60 anos. 

Fortaleza concentra 116 confirmações, o que corresponde a 79,4% dos casos registrados no Estado. As outras confirmações são distribuídas em outros 14 municípios. Em uma semana, a doença foi introduzida em quatro novos municípios: Crato, Juazeiro do Norte, Aquiraz e Granja. 

Dois pacientes foram diagnosticados no Ceará, mas residem em outros Estados, um no Piauí e outro, na Bahia. 

Veja casos por faixa etária e sexo

Municípios com casos de monkeypox

  1. Fortaleza - 116
  2. Caucaia - 5
  3. Maracanaú - 4
  4. Crato - 3
  5. Itaitinga - 2
  6. Jijoca de Jericoacoara - 2
  7. Juazeiro do Norte - 2
  8. Sobral - 2
  9. Russas - 2
  10. Aquiraz - 1
  11. Barbalha - 1
  12. Eusébio - 1
  13. Granja - 1
  14. Massapê - 1
  15. Pacajus - 1

Outros estados (2): 1 em Piauí e 1 na Bahia

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

monkeypox variola dos macacos ceara casos variola

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar