Apenas 27 bairros de Fortaleza não têm casos ou suspeitas de monkeypox

Capital tem casos confirmados em 45 bairros, que abrigam 81 habitantes com diagnóstico para monkeypox. Outros 49 bairros têm casos em investigação, sendo 185 suspeitas

Dos 121 bairros de Fortaleza, apenas 27 seguem silenciosos para a monkeypox. O termo é utilizado pela Secretaria Municipal da Saúde para designar aqueles bairros que não apresentam qualquer caso suspeito ou confirmado da doença.

O boletim epidemiológico mais recente divulgado pela pasta apresenta dados coletados até a última sexta-feira, 9, e divulgados na terça-feira, 12. Ao todo, Fortaleza tem casos confirmados em 45 bairros, que abrigam 81 habitantes com diagnóstico para monkeypox. Outros 49 bairros têm casos em investigação, sendo 185 suspeitas. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Os bairros com maior número de confirmações são Aldeota, Centro e José Bonifácio – cada um com quatro casos. Já os bairros Cais do Porto, Carlito Pamplona, Genibaú, Jangurussu, Messejana, Pici e Vila União têm três pacientes com monkeypox cada.

Com sete casos em investigação, o Passaré é o bairro com maior número de suspeitas da doença. Em seguida, oito bairros têm três suspeitas cada: Aerolândia, Cidade dos Funcionários, Demócrito Rocha, Jacarecanga, Jardim Cearense, Manuel Dias Branco, Papicu e Varjota. 

Veja os bairros silenciosos para monkeypox em Fortaleza:

  1. Aeroporto
  2. Antônio Bezerra
  3. Aracapé
  4. Carlito Pamplona
  5. Cidade 2.000
  6. Coaçu
  7. Damas
  8. De Lourdes
  9. Dendê
  10. Dionísio Torres
  11. Dom Lustosa
  12. Guajeru
  13. Guararapes
  14. Itaoca
  15. Jardim Iracema
  16. José Bonifácio
  17. Panamericano
  18. Parque Araxá
  19. Parque Manibura
  20. Parque Santa Rosa
  21. Parque São José
  22. Paupina
  23. Sabiaguaba
  24. Salinas
  25. São Bento
  26. São Gerardo
  27. Siqueira

Perfil dos casos

A maioria entre os 81 casos confirmados em Fortaleza até a última semana foram diagnosticados em homens, apenas cinco foram em mulheres.

Um caso foi confirmado em uma criança. Outros 28 pacientes têm idade entre 20 e 29 anos. A maioria (37 pessoas) está na faixa etária de 30 a 39 anos. Mais 14 casos foram diagnosticados em pessoas com idade entre 40 e 49 anos e um caso em paciente com idade entre 50 e 59 anos.

Já quanto à origem do vírus, 14 casos são classificados como importados, ou seja, os pacientes haviam viajado para outras regiões em que o vírus já estava presente. Outros 22 casos são autóctones, ou seja, originados de transmissão local. Demais 45 casos ainda não foram classificados.

No Ceará

O Ceará já confirmou 146 casos da doença até essa quarta-feira, 14, sendo 116 deles somente na Capital, conforme dados da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). Os novos casos na Capital devem ser especificados e distribuídos entre bairros no boletim epidemiológico municipal da próxima semana.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

monkeyox ceara monkeypox fortaleza bairros fortaleza

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar