Ceará tem 99 casos confirmados de monkeypox em 11 municípios

Fortaleza concentra 82 pacientes com a doença, conforme acompanhamento da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa)

O Ceará tem 99 pessoas com confirmação de monkeypox em 11 municípios. A maioria dos pacientes com a doença apresenta erupção cutânea — 80% dos casos. Já foram realizadas 804 notificações de quadros suspeitos. As confirmações constituem 12,3% desse total. Outros 341 casos ainda estão em investigação (42%).

As informações são de boletim epidemiológico da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) publicado nesta sexta-feira, 9. Outros 364 (45,3%) casos já foram descartados após resultado laboratorial. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Os pacientes têm idade média de 32 anos, concentrados principalmente na faixa etária de 20 a 39 anos. Além das lesões na pele, a maioria dos pacientes relatou febre (58,6%) e adenomegalia, que é o inchaço dos gânglios do pescoço (43,4%).

O perfil dos pacientes ainda é majoritariamente de homens jovens. Contudo, outros grupos também já começam a ser infectados pelo vírus. Uma menina de oito anos moradora de Fortaleza foi a primeira criança confirmada com a doença no Ceará.

Conforme a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Fortaleza, a menina já está sem sintomas e o caso segue em investigação pelas equipes da Célula de Vigilância Epidemiológica. A família está sendo monitorada.

"Foram aplicadas as medidas recomendadas, como isolamento, busca ativa de contatos  e coleta de material para exames laboratoriais  para elucidação do caso e para diagnóstico diferencial de outras doenças, que estão em processamento", acrescentou a pasta.

Além da criança, outras cinco pacientes são do sexo feminino, perfazendo 6,1% das confirmações. Uma mulher tem entre 20 e 29 anos, duas têm entre 30 e 39 anos e duas estão na faixa etária de 40 a 49 anos.

Municípios com casos de monkeypox

  1. Fortaleza - 82
  2. Caucaia - 3
  3. Sobral - 2
  4. Maracanaú - 2
  5. Russas - 2
  6. Barbalha - 1
  7. Eusébio - 1
  8. Itaitinga - 1
  9. Jijoca de Jericoacoara - 1
  10. Massapê - 1
  11. Pacajus - 1
  • Outros estados (2): 1 em Piauí e 1 na Bahia


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

monkeypox variola dos macacos ceara casos variola

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar