Ceará: programa CNH Popular terá 25 mil vagas em 2022

Live nesta terça-feira, 22, divulgará mais informações sobre o início da nova etapa do programa, que possibilita a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação de forma gratuita

Total de 25 mil novas vagas serão ofertadas no programa CNH Popular em 2022, conforme o Governo do Estado divulgou na noite desta segunda-feira, 21. O quantitativo foi confirmado pela assessoria do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE). Mais informações sobre a nova etapa do serviço serão divulgadas em live nesta terça-feira, 22, às 8 horas.

No ano passado, a gestão estadual ofertou o mesmo número de vagas para o programa, que possibilita a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação de forma gratuita. A iniciativa garante emissão de CNH na modalidade B, para direção de carros de passeio, e A, para condutores de moto, sendo que neste caso o programa garante ainda a entrega de um capacete de proteção para o motorista.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Desde o início do programa, em 2009, quase 150 mil pessoas já foram atendidas pela iniciativa. Na edição de 2021, as vagas foram distribuídas de forma proporcional à população de cada município, sendo 20 mil para cidades do interior do Estado e cinco mil para Fortaleza. A ação deste ano deve contemplar os 184 municípios cearenses.

Diante da alta demanda, após a abertura das inscrições no ano passado, o portal do Detran apresentou instabilidade durante alguns dias. A iniciativa foi utilizada até para tentativas de golpes, quando mensagens falsas circularam nas redes sociais divulgando supostas inscrições para o benefício. O Detran alerta que todas as informações serão divulgadas pelo órgão por canais oficiais, como o Instagram, Facebook e o portal.

Quem pode solicitar

  • Pessoas inscritas no Cadastro único para Programas Sociais (CadÚnico);
  • Pessoas com algum tipo de deficiência e pessoas egressas do sistema penitenciário;
  • Maiores de 18 anos com Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Veja como realizar a inscrição

As solicitações da CNH popular ocorrem de forma virtual por meio do site do Detran durante período de tempo especificado em cada edição do programa. Confira o passo a passo:

  • Entrar no site do Detran/CE (www.detran.ce.gov.br);
  • Selecionar a opção "Habilitação" e seguir para a aba "Serviços de Habilitação";
  • Em seguida, digitar o número do CPF;
  • Será necessário anexar ao cadastro um comprovante de residência, o RG, a identificação do Número de Identificação Social, o NIS (para quem faz parte do Bolsa Família) e o CPF;
  • Após anexar os documentos, basta finalizar o cadastro e acompanhar o processo pelo próprio site. A confirmação também deverá chegar via e-mail (cadastrado durante o processo).

Serviço

Anúncio da nova etapa do Programa CNH Popular
Data: 22 de março (terça-feira)
Horário: 8 horas

Transmissão ao vivo pelas redes sociais
Facebook – facebook.com/governodoceara
Youtube – governodocearaoficial
Instagram – @governodoceara

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

cnh popular ceará cnh popular ceara 2022 carteira de habilitação como tirar carteira de habilitação trânsito ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar