Participamos do

Ceará: programa CNH Popular terá 25 mil vagas em 2022

Live nesta terça-feira, 22, divulgará mais informações sobre o início da nova etapa do programa, que possibilita a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação de forma gratuita
22:42 | Mar. 21, 2022
Autor Leonardo Maia
Foto do autor
Leonardo Maia Estagiário
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Total de 25 mil novas vagas serão ofertadas no programa CNH Popular em 2022, conforme o Governo do Estado divulgou na noite desta segunda-feira, 21. O quantitativo foi confirmado pela assessoria do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE). Mais informações sobre a nova etapa do serviço serão divulgadas em live nesta terça-feira, 22, às 8 horas.

No ano passado, a gestão estadual ofertou o mesmo número de vagas para o programa, que possibilita a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação de forma gratuita. A iniciativa garante emissão de CNH na modalidade B, para direção de carros de passeio, e A, para condutores de moto, sendo que neste caso o programa garante ainda a entrega de um capacete de proteção para o motorista.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Desde o início do programa, em 2009, quase 150 mil pessoas já foram atendidas pela iniciativa. Na edição de 2021, as vagas foram distribuídas de forma proporcional à população de cada município, sendo 20 mil para cidades do interior do Estado e cinco mil para Fortaleza. A ação deste ano deve contemplar os 184 municípios cearenses.

Diante da alta demanda, após a abertura das inscrições no ano passado, o portal do Detran apresentou instabilidade durante alguns dias. A iniciativa foi utilizada até para tentativas de golpes, quando mensagens falsas circularam nas redes sociais divulgando supostas inscrições para o benefício. O Detran alerta que todas as informações serão divulgadas pelo órgão por canais oficiais, como o Instagram, Facebook e o portal.

Quem pode solicitar

  • Pessoas inscritas no Cadastro único para Programas Sociais (CadÚnico);
  • Pessoas com algum tipo de deficiência e pessoas egressas do sistema penitenciário;
  • Maiores de 18 anos com Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Veja como realizar a inscrição

As solicitações da CNH popular ocorrem de forma virtual por meio do site do Detran durante período de tempo especificado em cada edição do programa. Confira o passo a passo:

  • Entrar no site do Detran/CE (www.detran.ce.gov.br);
  • Selecionar a opção "Habilitação" e seguir para a aba "Serviços de Habilitação";
  • Em seguida, digitar o número do CPF;
  • Será necessário anexar ao cadastro um comprovante de residência, o RG, a identificação do Número de Identificação Social, o NIS (para quem faz parte do Bolsa Família) e o CPF;
  • Após anexar os documentos, basta finalizar o cadastro e acompanhar o processo pelo próprio site. A confirmação também deverá chegar via e-mail (cadastrado durante o processo).

Serviço

Anúncio da nova etapa do Programa CNH Popular
Data: 22 de março (terça-feira)
Horário: 8 horas

Transmissão ao vivo pelas redes sociais
Facebook – facebook.com/governodoceara
Youtube – governodocearaoficial
Instagram – @governodoceara

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags