Escolas e ônibus: veja onde as máscaras continuam obrigatórias no Ceará

A flexibilização ocorre apenas para espaços abertos

Anunciada pelo governador do Ceará, Camilo Santana (PT), nessa sexta-feira, 18, a flexibilização do uso de máscaras em ambientes aberto foi aprovada, entretanto ainda há obrigatoriedade da utilização em espaços fechados, como transporte público e escolas. O novo decreto foi publicado neste sábado, 19, no Diário Oficial do Estado e começa a valer a partir de segunda-feira, 21.

Os espaços fechados são aqueles delimitados por barreiras físicas, como teto e paredes ou divisórias, e destinados à utilização por várias pessoas simultaneamente. Nesses locais, o uso de máscaras segue obrigatório em todo o Ceará. Assim, o equipamento de proteção contra a Covid-19 deve ser utilizado nos ônibus, salas de aula, cinemas, shoppings, supermercados, academias etc.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Por oposição, os espaços abertos, como praças, calçadas, parques, ruas, áreas de lazer, centros abertos de eventos, feiras e estádios de futebol. Desta forma, torcedores que forem assistir aos eventos esportivos nos estádios do Ceará não serão mais obrigados a utilizarem máscaras a partir desta segunda-feira, 21.

O documento define como espaço aberto todo aquele quenão seja cercado ou delimitado por teto e paredes, divisórias ouqualquer barreira física e que seja destinado à utilização simultânea de várias pessoas.

Novo decreto no Ceará: profissionais da saúde

O documento aponta ainda que é obrigatório o uso de máscara de proteção modelo N95 e PFFE por profissionais em farmácias encarregados da coleta do exame da Covid-19. Afirma também que a Secretaria da Saúde (Sesa) "estabelecerá em protocolo regras específicas quanto ao tipo de máscara a ser utilizada por profissionais e colaboradores de hospitais e demais unidades de saúde".

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Transporte Coletivo ônibus Fortaleza Ceará Máscara Covid-19 Covid Ceará pande

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar