Ceará tem alerta de chuvas intensas com risco de raios e forte ventania

Aviso meteorológico vale até esta quarta-feira, 12. Funceme também projeta chuvas em todo o Estado até quinta-feira, 13

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de chuvas intensas para o Ceará, nesta terça-feira, 11. O aviso meteorológico aponta risco de fortes precipitações, acompanhadas de rajadas de vento e descargas elétricas, pelo menos até esta quarta-feira, 12. O comunicado vale para todos os 184 municípios do Estado. Um novo prognóstico deve ser divulgado pelo órgão na quinta-feira, 13, com a previsão para o restante da semana.

O boletim indica possibilidade de ventos intensos (40 e 60 km por hora), interrupção no fornecimento de energia elétrica, alagamentos e até queda de galhos de árvores. Apesar do alerta, as chances disso eram consideradas baixas até a última atualização do painel de avisos meteorológicos do Inmet, às 20h27min.

Mesmo com o baixo risco, o Instituto recomenda que durante as chuvas, em caso de forte ventania, o melhor a se fazer é evitar buscar abrigo debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas principalmente nesses locais. Outra dica é não estacionar veículos automotores no entorno de torres de transmissão ou placas placas de propaganda (outdoor). “Se possível, também desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. Evite usar objetos que estejam conectados a tomadas”, acrescenta o órgão.

Caso as chuvas resultem em algum dano material ou físico, o ideal é acionar imediatamente a Defesa Civil, por meio do telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros, pelo número 193. Ambas as ligações podem ser feitas gratuitamente de qualquer ponto do Estado. Os serviços funcionam em regime de prontidão, 24 horas por dia.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O novo alerta do Inmet vai ao encontro das projeções feitas pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) na última segunda-feira, 10. O órgão acertou ao cravar chuvas em todas as regiões do Ceará para esta quarta-feira, 11. Pelo menos 102 municípios tiveram registros de precipitações.

A gerente de meteorologia da Funceme, Meiry Sakamoto, reiterou hoje, durante coletiva do lançamento do plano de prevenção à Quadra Chuvosa, em Fortaleza, que as condições favoráveis para a ocorrência de chuvas no Ceará permanecem até quinta-feira, 13. O cenário resulta da atuação de um Vórtice Ciclônico em Altos Níveis (VCAN), fenômeno meteorológico que ocorre sobre o Nordeste do Brasil e que favorece a formação das nuvens de chuva no Ceará e em outros estados da Região, como Maranhão e Bahia.

Tenha acesso a todos os colunistas. Assine O POVO+ clicando aqui

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

chuvas Inmet Ceará chuvas fortes quadra chuvosa ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar