Participamos do

Bombeiros resgatam Gavião-carijó em residência na Barra do Ceará, em Fortaleza

O socorro inicial ao animal foi feito pelo pai da solicitante do socorro. O Gavião-carijó (rupornis magnirostris) é uma espécie de aves de caça de cobras, lagartos, roedores e pássaros
18:10 | Dez. 11, 2021
Autor Filipe Pereira
Foto do autor
Filipe Pereira Repórter de Política
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resgatou, na tarde deste sábado, 11, um animal silvestre da espécie Gavião-carijó, que caiu em um baco de uma residência na Barra do Ceará, em Fortaleza. Os bombeiros militares foram acionados pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Com o apoio da articulação da Comissão de Defesa dos Direito dos Animais da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção do Ceará (CDDA - OAB/CE), foi providenciado um profissional habilitado falcoeiro. Em apoio, Paulo Roberto Pinheiro foi responsável por prestar socorro e reabilitação ao animal, além de realizar a posterior soltura.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Em nota, a SSPDS afirmou que o pai da solicitante, ao ver que o animal caiu em um beco, o ajudou, alimentou e informou as autoridades por meio da Ciops. O Gavião-carijó (rupornis magnirostris) é uma espécie de aves de caça que comunica-se com o parceiro. Hábil caçador de cobras, lagartos, roedores e pássaros, é também conhecido como gavião-pega-pinto e vive desde o México até a Argentina. 

No ano de 2019, o CBMCE resgatou 3.919 animais em Fortaleza e no Interior do Estado. Já no ano passado, esse número de salvamentos aumentou para 5.217. Em 2021, de janeiro a novembro deste ano, já foram resgatados 5.827 animais pelo Corpo de Bombeiros em todo o Ceará.

 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags