Zoneamento Ecológico-Econômico Costeiro: audiências iniciam nesta quarta

A análise do litoral engloba 23 municípios cearenses, pertencentes a quatro regiões

O Zoneamento Ecológico-Econômico Costeiro (ZEEC) parta para sua quarta etapa nesta quarta-feira, 20. Quatro audiências públicas terão início às 8h para discutir os encaminhamentos para a Região Metropolitana de Fortaleza, a Costa Leste, a Costa Oeste e a Costa Extremo Oeste. As reuniões serão transmitidas pelo canal da SEMA no YouTube.

O ZEEC teve início em 2019 e já passou por três etapas: apresentação da proposta e planejamento; diagnóstico; e prognóstico. A análise envolve 23 municípios litorâneos cearenses, pertencentes a quatro regiões.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Segundo o professor Marcelo Soares, cientista-chefe de Meio Ambiente, o estudo detalhado do mapeamento no ZEEC “é muito importante para definir onde pode ou não construir no litoral, além de definir quais os tipos construção, além de facilitar a construção de novos empreendimentos, pois em dunas não se pode construir, mas em planície de deflação, em determinados casos, é possível”.

O secretário do Meio Ambiente do Ceará, Artur Bruno, reuniu-se ontem com representantes das sete Câmaras Setoriais da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece),para enfatizar a importância da participação de todos os setores da sociedade nas audiências.

O primeiro encontro acontece em Fortaleza, nesta quarta, 20, para os demais municípios da Região Metropolitana (São Gonçalo do Amarante, Caucaia, Fortaleza, Eusébio e Aquiraz). Para os da Costa Leste (Pindoretama, Cascavel, Beberibe, Fortim, Aracati e Icapuí), o encontro acontece no dia 21, em Aracati.

Já para os municípios da Costa Extremo Oeste (Chaval, Barroquinha, Camocim, Jijoca de Jericoacoara, Cruz, Acaraú, Itarema e Amontada), a reunião ocorre no dia 26, em Camocim. Por fim, para os municípios da Costa Oeste (Itapipoca, Trairi, Paraipaba e Paracuru), evento ocorre no dia 27, em Itapipoca, para

A expectativa é que, até o final de novembro, um projeto seja enviado para a Assembleia Legislativa e, assim, garantir uma nova Política Estadual de Gerenciamento Costeiro. “Essa lei trará mais segurança jurídica para os investidores, com garantias de proteção ambiental e segurança social para todos que estão vivendo ou trabalhando nas regiões litorâneas”, afirmou o secretário Artur Bruno.

Serviço

Quarta etapa do Zoneamento Ecológico-Econômico da Zona Costeira do Ceará (ZEEC)

Canal da SEMA no YouTube

1) Audiência Pública: Região Metropolitana de Fortaleza (São Gonçalo do Amarante, Caucaia, Fortaleza, Eusébio e Aquiraz)
Data: 20 de outubro de 2021
Horário: de 8h às 12h
Local: Campus Fortaleza, do Instituto Federal do Ceará (IFCE), na Av. Treze de Maio, nº 2081, Benfica, Fortaleza/CE.

2) Audiência Pública: Costa Leste (Pindoretama, Cascavel, Beberibe, Fortim, Aracati e Icapuí)
Data: 21 de outubro de 2021
Horário: das 8h às 12h
Local: Teatro Francisca Clotilde, na Av. Cel. Alexanzito, nº 697, Centro, Aracati/CE.

3) Audiência Pública: Costa Extremo Oeste (Chaval, Barroquinha, Camocim, Jijoca de Jericoacoara, Cruz, Acaraú, Itarema e Amontada)
Data: 26 de outubro de 2021
Horário: das 8h às 12h;
Local Campus Camocim, do Instituto Federal do Ceará (IFCE), na Rua Raimundo Cals, nº 2041, Camocim/CE.

4)Audiência Pública: Costa Oeste ( Itapipoca, Trairi, Paraipaba e Paracuru)
Data: 27 de outubro de 2021
Horário: das 8h às 12h
Local: Câmara Municipal de Itapipoca, na Rua Frei Cassiano, nº 750, Boa Vista, Itapipoca/CE.

Colunistas sempre disponíveis e acessos ilimitados. Assine O POVO+ clicando aqui

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar