Feriado dos Comerciários: lojas em Fortaleza, Aquiraz e Eusébio estarão fechadas na próxima segunda

O feriado é oficialmente no dia 30 de outubro, mas os municípios de Fortaleza, Aquiraz e Eusébio decidiram por adiantar a data para a segunda-feira, 27.

As lojas do comércio nos municípios de Fortaleza, Aquiraz e Eusébio estarão fechadas na próxima segunda-feira, 27, em virtude do adiantamento da data que celebra o Dia do Comerciário. O feriado é oficialmente no dia 30 de outubro, mas os municípios citados anteriormente anteciparam a data devido à decisão da Convenção Coletiva de Trabalho.

A Convenção é um ato jurídico estabelecido entre sindicatos de empregadores e de empregados para determinar regras nas relações de trabalho dessa categoria. Sendo assim, as empresas ligadas ao comércio estarão proibidas de funcionar no dia 27 de setembro

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O representante do Sindicato dos Comerciários, Sebastião Nascimento, informou que haverá fiscalização, e se houver descumprimento, os responsáveis serão autuados e estarão sujeitos à multa. "As lojas que abrirem nesta segunda-feira estarão sujeitas à multa". A multa estabelece o dobro do valor do piso, convertidas para cada trabalhador prejudicado. 

LEIA MAIS | Segunda faixa de pedestres gigante é instalada em Fortaleza

Festejos de São Francisco das Chagas, em Canindé, serão realizados de forma virtual; veja fotos da abertura

"O dia dos Comerciários tem o propósito de honrar e dignificar a categoria que tem uma carga horária extensiva, pois alguns setores do comércio abrem em dias de domingos e feriados, e muitos trabalhadores trabalham o dia todo em pé e com pequena remuneração", conta Sebastião Nascimento.

Programação Fecomércio

 

O Sistema Fecomércio, por meio do Sesc Ceará, realiza uma programação em suas unidades: Centro, Fortaleza e Iparana, visando celebrar a data. As atividades se iniciam nesta sexta-feira, 24. A animação para o fim de semana deve começar às 12h, com a transmissão do show Samba de Theresa, ao vivo na unidade Sesc Centro, localizado na Rua 24 de Maio.

 

  • Também na unidade do Sesc Centro acontecem ações como avaliação nutricional, oficinas de garrafas decoradas, exposição da biblioteca, jogo de perguntas e respostas com premiações, aferição de pressão arterial e glicemia.

 

  • A ação em homenagem ao comerciário continua na segunda-feira, 27, de 07h às 17h, no Sesc Centro, com uma campanha de saúde bucal que irá proporcionar diagnóstico e limpeza sem custos, além de um serviço de lanche com sucos e frutas e uma atração de diversão para as crianças.

 

  • Com opções de atividades ao ar livre, o Sesc Iparana Hotel Ecológico promove um dia no Clube Sesc, de 08h às 14h30, com momentos recreativos como o Torneio do Comerciário, trilha ecológica, lazer na piscina, música ao vivo e bingo com sorteio de dois prêmios. Para as crianças, o passeio conta com atividades recreativas que acontecem na área da piscina e brinquedos infantis.

 

  • No Sesc Fortaleza, a programação acontece durante todo dia 27, de 07h às 20h, conta com aulas de Step e Lian Gong, prática corporal milenar chinesa; distribuição de mudas e oficina educativa; avaliação física simplificada; espaço de leitura com consulta ao acervo; massagem relaxante, higienização facial; e desafio fitness.

  Colunistas sempre disponíveis e acessos ilimitados. Assine O POVO+ clicando aqui

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Feriado dia dos comerciários

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar