Projeto do Corpo de Bombeiros já formou mais de 500 voluntários

Fundado em 2013, o Projeto Kite-Surf Guarda-Vidas do CBMCE formou cerca de 500 velejadores, que auxiliam na prevenção de afogamentos e na preservação do litoral cearense

Neste dia 28 de agosto é celebrado o Dia Nacional do Voluntariado. A data foi instituída em 1985 por meio da Lei de número 7.352. Na manhã deste sábado, 28, o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), realizou a formação da turma mais recente de voluntários, na Praia Guajiru, em Trairi. Além de atender ocorrências, a corporação realiza, desde 2013, a capacitação do voluntariado para atuar na prevenção de afogamentos. Por meio do Projeto Kitesurf Guarda-Vidas, fundado em 2013, já foram certificados cerca de 500 voluntários.

 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O projeto faz parte da grade de iniciativas sociais do Centro de Treinamento em Desenvolvimento Humano (CTDH) do CBMCE. Com núcleos em Jericoacoara, Trairi, Cumbuco e Barra do Ceará, a formação oferta disciplinas que unem teoria e prática de Salvamento Aquático, Atendimento Pré-Hospitalar (APH), Prevenção de Acidentes com Kitesurf e Técnicas de Resgate com o emprego do Kite. No fim das aulas, os estudantes participam de um simulado de resgate de afogamento.

 


Cada turma tem, em média, 30 velejadores de todos os gêneros, que auxiliam na prevenção de afogamentos e na preservação do meio ambiente no litoral cearense. As aulas são específicas para os praticantes de kitesurf, para minimizar possíveis riscos de acidentes entre os atletas, explicou, por meio de assessoria, o coordenador do projeto, Gledson Barbosa, tenente-coronel do CBMCE.


O curso havia sido suspenso durante o período mais crítico da pandemia de Covid-19. Com a flexibilização prevista nos recentes decretos estaduais, os encontros presenciais foram retomados. O último treinamento foi realizado nesta semana.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

CBMCE Ceará Voluntários Dia Nacional do Voluntariado Corpo de Bombeiros

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar