Guerra Sem Fim: Como foi feita a série que mostra o impacto das facções no Ceará

Confira os bastidores da série original O POVO+

As facções criminosas se tornaram parte do cotidiano urbano do Ceará, e seus impactos vão além dos homicídios. A nova temporada de Guerra Sem Fim, série original O POVO Mais, mergulha nas consequências para as comunidades e as famílias da presença das facções. As outras formas de violência que atingem as pessoas. Aqui você conhece os detalhes da experiência de entrar nesse universo das facções e como a série fez para colocar o público dentro desse universo.

Assista aos bastidores em Olhando para a Guerra:

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Neste vídeo que mostra os bastidores da produção, veja os detalhes da concepção visual da série. Como foram construídas as imagens, a iluminação como fator determinante para o clima da produção. As imagens captadas nos territórios das facções e as soluções para retratar os lugares onde não foi possível entrar.

LEIA TAMBÉM | Operação combate ameaças recebidas por moradores no José Walter

A construção e reprodução de alguns ambientes reais. A presença do artista Carlus Campos foi determinante.

E também como se deu a construção do roteiro e a edição. Você conhece os bastidores de como se faz uma série jornalística sobre tema tão delicado.

A segunda temporada vem a partir do sucesso da primeira, lançada em 2020. Diante da persistência do fenômeno dessa forma de organização do crime, os realizadores decidiram aprofundar o assunto, mergulhando em novas abordagens.

A série, dirigida por Cinthia Medeiros e Demitri Túlio, é fundamentada no jornalismo investigativo. Depoimentos de especialistas, profissionais de segurança e moradores das comunidades atingidas costuram a narrativa e ajudam a compreender o fenômeno.

Guerra Sem Fim

O POVO Mais lança a segunda temporada de Guerra Sem Fim, série original que mergulha no universo das facções no Ceará.

O primeiro episódio desta temporada mostra a realidade das famílias expulsas de casa pelas facçõesRefugiados Urbanos

O segundo episódio mostra a disputa interna no PCC que levou ao surgimento da GDEGDE: como nasce uma facção

O terceiro episódio conta a história do jovem que sonhou suceder o pai na hierarquia da facção, mas encontrou outro caminho pela arte, assim como de outros jovens: Juventude Sobrevivente

Nessa segunda-feira, 19, foi lançado o terceiro episódio da nova temporada: “Juventude sobrevivente” revela casos de jovens que conseguem sobreviver nesses territórios dominados pelo terror por meio da arte. Você confere aqui

Direção

Demitri Túlio

Cinthia Medeiros

Roteiro

Demitri Túlio

Arthur Gadelha

Coordenação de produção

Cinthia Medeiros

Direção de fotografia

Fco Fontenele

Julio Caesar

Assistência de direção e edição

Arthur Gadelha

Edição

P.H. Diaz

Abertura

Raphael Góes

Assista à primeira temporada 

1ª temporada, episódio 1: A onda de violência

Em janeiro de 2019, as facções criminosas no Ceará se uniram contra as ações rígidas dentro das penitenciárias, gerando a maior onda de violência do Estado. Como isso aconteceu?

Assista aqui

1ª temporada, episódio 2: Tribunais do Crime

O funcionamento interno das facções criminosas no Ceará: como punem seus próprios integrantes?

Assista aqui

1ª temporada, episódio 3: Caminhos do Crime

A entrada em organizações como as facções é um dos caminhos trilhados pelo crime. O que influencia esse cenário? Como é possível fugir do crime?

Assista aqui

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

guerra sem fim facções criminosas ceara

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar