PUBLICIDADE
Ceará
Noticia

Carioca é preso no Pirambu suspeito de ser conselheiro de facção e articular onda de ataques

A Polícia Civil investiga o envolvimento em ataques com explosivos contra patrimônio público e privado. Ele foi solto em abril de 2021 e continuava cometendo crimes, indicam as investigações

08:51 | 21/07/2021
INCÊNDIOS DE ÔNIBUS aconteceram na Capital e interior (Foto: MAURI MELO)
INCÊNDIOS DE ÔNIBUS aconteceram na Capital e interior (Foto: MAURI MELO)

Atualizada às 13 horas

Um homem suspeito de ser o conselheiro de uma facção criminosa atuante no Ceará foi preso pela Polícia Civil. O suspeito foi identificado como Daniel Belmiro José Rodrigues, 49, conhecido com Negão. De acordo com as investigações, ele é apontado como principal articulador das ações criminosas contra patrimônios públicos e privados, em 2019, no Estado.

A ação aconteceu no bairro Pirambu, na periferia de Fortaleza, e resultou ainda na apreensão de dois aparelhos celulares, um veículo e uma quantia em dinheiro. 

A Polícia Civil investiga o envolvimento do Daniel no uso de explosivos em crimes contra o patrimônio público e privado em 2019 no Estado. Ele foi solto em abril de 2021 e continuava cometendo crimes, indicam as investigações.

Com passagens pela Polícia por associação criminosa, extorsão mediante sequestro, roubo, porte ilegal de arma de fogo de uso permitido e restrito, Daniel, que é natural do Rio de Janeiro, vinha sendo investigado pelos policiais civis da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) em razão de sua participação em crimes no Estado.

Conforme apurações, ele é apontado como conselheiro de um grupo criminoso responsável pela prática de crimes no Estado, principalmente, no município de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, e no bairro Pirambu (AIS 8), na Capital. Segundo as investigações, “Negão” seguia na posição de chefia, dando ordens para  homicídios e acirrando a disputa por territórios de inimigos.

Segundo a Polícia, apurações apontam que Daniel teria sido o principal articulador das ações criminosas contra bens públicos e privados ocorridos, em 2019, no Ceará. As investigações realizadas pela Polícia Civil afirma ainda a participação do suspeito na aquisição de explosivos que foram utilizados nos crimes realizados na época. Em abril deste ano, o alvo, que estava recolhido em presídio federal de segurança máxima, foi colocado em liberdade, e voltou a praticar cries, como mostram indícios colhidos pelos policiais civis da Draco.

Após ser localizado em um imóvel no Pirambu, ele foi conduzido para a sede da Draco. Ainda durante as buscas, um veículo modelo Fiat Mobi, dois aparelhos celulares e uma quantia em dinheiro foram apreendidos. O material será encaminhado para a Perícia Forense do Ceará (Pefoce). Na unidade policial, ele foi autuado em flagrante por integrar organização criminosa. A Polícia Civil mantém as investigações no intuito de identificar outros crimes que Daniel esteja envolvido.

Guerra Sem Fim

O POVO Mais lança a segunda temporada de Guerra Sem Fim, série original que mergulha no universo das facções no Ceará.

O primeiro episódio desta temporada mostra a realidade das famílias expulsas de casa pelas facçõesRefugiados Urbanos

O segundo episódio mostra a disputa interna no PCC que levou ao surgimento da GDEGDE: como nasce uma facção

O terceiro episódio conta a história do jovem que sonhou suceder o pai na hierarquia da facção, mas encontrou outro caminho pela arte, assim como de outros jovens: Juventude Sobrevivente

Nessa segunda-feira, 19, foi lançado o terceiro episódio da nova temporada: “Juventude sobrevivente” revela casos de jovens que conseguem sobreviver nesses territórios dominados pelo terror por meio da arte. Você confere aqui

 

Assista à primeira temporada 

1ª temporada, episódio 1: A onda de violência

Em janeiro de 2019, as facções criminosas no Ceará se uniram contra as ações rígidas dentro das penitenciárias, gerando a maior onda de violência do Estado. Como isso aconteceu?

Assista aqui

1ª temporada, episódio 2: Tribunais do Crime

O funcionamento interno das facções criminosas no Ceará: como punem seus próprios integrantes?

Assista aqui

1ª temporada, episódio 3: Caminhos do Crime

A entrada em organizações como as facções é um dos caminhos trilhados pelo crime. O que influencia esse cenário? Como é possível fugir do crime?

Assista aqui